19 de jan de 2021

5 opções de exercícios para idosos praticarem em casa

Atualizado: 28 de jan de 2021

Em tempos de pandemia e distanciamento social, os exercícios físicos acabaram prejudicados.

A prática de atividades físicas auxilia em relação às doenças cardiovasculares, câncer, hipertensão, diabetes, doenças ósseas e articulares, além de aliviar dores e ajudar na prevenção de quedas. Contribui para o bem-estar físico e psicológico.

O Canal Duv-idoso separou 5 dicas de exercícios que você pode fazer em casa, caso não tenha restrições médicas.

Atenção a algumas orientações:

/ Alimente-se antes de iniciar qualquer atividade física;

/ Beba água durante os intervalos;

/ Escolha um local de livre acesso e seguro, retire tapetes e obstáculos para evitar quedas;

/ Respire lentamente a cada exercício e mantenha sempre a postura ereta;

/ Faça movimentos lentos ao mudar de posição para evitar tontura;

/ Lembre-se de tomar todos os medicamentos que foram prescritos pelo seu médico.

1- Caminhadas

Pode-se fazer pequenas caminhadas pela sua sala mesmo ou no corredor de sua casa, onde houver mais espaço. Tente fazer de 20 a 30 minutos por dia. É importante se movimentar e ajuda na prevenção de doenças.

2- Erguendo a ponta dos pés

Indicado para pessoas acamadas, este exercício é bem simples. Sente-se em uma cadeira e com a coluna ereta deixe os dois pés tocarem o chão com os joelhos dobrados em um ângulo de 90º. O ideal é realizar essa repetição por 12x. Peça a supervisão de outra pessoa para realizar o exercício com segurança.

3- Para as mãos:

Este exercício auxilia a fortalecer as articulações das mãos. Pode-se usar uma bola de meia ou uma bola de tênis. Coloque-a na palma da mão e e aperte e solte o objeto por até 12x, faça com as duas mãos.

4- Para os joelhos:

Para fortalecer as articulações dos joelhos, sente-se em uma cadeira confortável e com a postura ereta estique as pernas e estenda bem os joelhos, para frente e para trás.

5- Para os cotovelos:

Sente-se em uma cadeira com a postura ereta, os pés bem apoiados no chão e os joelhos em um ângulo de 90º, pegue por exemplo um saco de arroz de 1kg ou de feijão e estique os braços ao lado do corpo e, então, erga os pesos até próximo ao ombro.