duv-idoso-faixa.jpg
duv-idoso-logo.png

PATROCÍNIO

nestle-health-science_footer.png

Atividade física para idosos durante a pandemia


A atividade física é de suma importância para a nossa vida. O ser humano foi feito para se mexer.

Com a vida moderna e com as facilidades de locomoção, nos tornamos cada vez mais sedentários, o que tem causado inúmeros problemas de saúde.


Para os idosos que estiverem em boa condição física, sugere-se 300 minutos de atividade física por semana, no caso de atividades de intensidade moderada, ou 150 minutos semanais para atividades de alta intensidade, mas sempre com avaliação e orientação médica.


Para aqueles com mobilidade reduzida, a OMS recomenda atividade física ao menos três vezes por semana para melhorar a força muscular, o equilíbrio e evitar quedas. Quando não for possível fazer a quantidade recomendada de atividade física devido a alguma condição de saúde, o idoso deve se manter tão ativo quanto suas limitações permitirem.


A pandemia da COVID 19 modificou os nossos hábitos e costumes, nos obrigando a permanecer mais em casa, sem poder sair para eventuais caminhadas, fechou academias e clubes por longos períodos.


E foi aqui que a criatividade entrou em cena. Pequenos esforços já ajudam a fazer a diferença. Por exemplo, andar no quintal ou dentro de casa, evitar passar o dia em frente a televisão, arrumar a cama, varrer a casa. E mais, evitar ficar só num cômodo da casa, saia do quarto para a sala, da sala para a cozinha. Não fique só no sofá e evite passar o dia na cama.


Caso você já tenha o hábito de fazer atividade física e tenha uma boa mobilidade, exercícios funcionais são ótimos aliados, pois não precisam de equipamentos.


Mas é importante ressaltar: não inicie exercícios por conta própria, pois uma lesão pode tirar a sua mobilidade. Consulte sempre seu médico ou educador físico. Logo tudo isso irá passar e a pandemia e o confinamento não podem ser uma desculpa para o sedentarismo.


Ficou com dúvida sobre o assunto? Mande pra gente. Clique aqui



APOIO

logo-abg-branco.png
logo-sbgg.png
logo-ashoka-branco.png
logo-acirmesp-branco.png