top of page
duv-idoso-faixa.jpg
duv-idoso-logo.png

PATROCÍNIO

nestle-health-science_footer.png

Câncer e outras doenças: como administrar?


A pessoa com câncer que tem outras questões de saúde, principalmente doenças crônicas – como diabetes, pressão alta e problemas pulmonares – deve ter atenção especial quanto à manutenção desses tratamentos contínuos. Caso o cuidado diminua ou falhe e uma determinada condição de saúde piore, isso pode prejudicar também a sequência e a efetividade do tratamento do câncer. Por exemplo, se o paciente fica hipertenso, muitas vezes não consegue fazer a cirurgia na data planejada ou receber a quimioterapia.


É claro que, com o diagnóstico, o tratamento do câncer se torna prioridade. No entanto, para a pessoa que possui outras doenças crônicas, é muito importante não negligenciar nem deixar de lado os cuidados necessários por conta dessas outras condições, que, se agravadas, podem causar complicações por si e/ou atrapalhar o tratamento do câncer.


Além disso, é relevante esclarecer que existe um mito sobre o tratamento do câncer e a descompensação das doenças crônicas. Quando o paciente com câncer precisa, por exemplo, tomar corticoide, pode descompensar a pressão arterial e principalmente o diabetes. Nesse caso, é preciso entender que essa possível descompensação é esperada – por ser um efeito adverso da medicação para o câncer – mas ocorre por um período curto de tempo e é totalmente controlável. Tendo este gerenciamento adequado junto à equipe médica e multiprofissional, é uma situação prevista e manejável.


Logo após o diagnóstico de câncer, início do tratamento e ao longo da jornada como paciente, é fundamental que sejam relatados à equipe profissional todos os detalhes e histórico da condição de saúde da pessoa idosa, assim como desconfortos ou sinais que venham a se manifestar. Somente ciente de como o organismo de cada pessoa está reagindo, é que os profissionais poderão orientar sobre os cuidados da maneira mais adequada no sentido de preservar e melhorar a qualidade de vida.


Por vezes, é difícil lembrar-se de tudo numa única consulta. Mas não deixe passar. Se lembrar de alguma informação relevante ou mesmo se surgir qualquer dúvida, é válido anotar e se organizar para reportar tudo no próximo contato ou encontro. Vale investir nesse olhar minucioso para a sua saúde integral.


Duv-Idoso e Instituto Oncoguia

コメント


APOIO

logo-abg-branco.png
logo-sbgg.png
logo-ashoka-branco.png
logo-acirmesp-branco.png
bottom of page