duv-idoso-faixa.jpg
duv-idoso-logo.png

PATROCÍNIO

nestle-health-science_footer.png

Conheça os benefícios ao parar de fumar



De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano. Além disso, os fumantes têm maior risco de desenvolver doença grave e morte por COVID-19 do que não-fumantes. A covid-19 ataca os pulmões, mas é o tabagismo que os deixam vulneráveis.


Por esse motivo a pandemia de COVID-19 levou milhões de usuários de tabaco a quererem largar o cigarro. Parar de fumar não é uma tarefa fácil, porém, são grandes os benefícios para sua saúde quando você se compromete com essa meta!


Existem benefícios de saúde imediatos e de longo prazo para aqueles que decidem parar de fumar. Dentro de 20 minutos, sua frequência cardíaca e pressão arterial caem. Em 12 horas, o nível no sangue de monóxido de carbono, substância altamente nociva presente na fumaça do cigarro, cai ao normal.


Entre duas a 12 semanas, sua circulação sanguínea melhora e sua capacidade pulmonar aumenta, bem como a sua energia. De um a 9 meses, a tosse e a falta de ar diminuem. Dentro de um ano, seu risco de desenvolver doença cardíaca coronária é reduzido pela metade se comparado a um fumante e em 15 anos o risco de desenvolver doença cardíaca coronária é o mesmo de um não fumante. Entre 5 a 15 anos, após parar de fumar, seu risco de derrame é reduzido (em relação a um fumante). Em 10 anos, o risco de câncer de pulmão cai para cerca de metade em relação a um fumante e o risco de câncer de boca, garganta, esôfago, bexiga, colo do útero e pâncreas também diminui.


Parar de fumar por volta dos 60 anos, faz com que você ganhe 3 anos de expectativa de vida.


Não se desespere se você ainda não parou de fumar, muitos ex-fumantes de sucesso fizeram várias tentativas antes de conseguir. Dê a si mesmo um número de chances, tantas quantas forem necessárias, até que você obtenha sucesso em parar de fumar. Boa sorte!


Não importa a idade, sempre é tempo de cuidar bem de você!


Fonte:

https://www.who.int/news-room/q-a-detail/tobacco-health-benefits-of-smoking-cessation


APOIO

logo-abg-branco.png
logo-sbgg.png
logo-ashoka-branco.png
logo-acirmesp-branco.png