top of page
duv-idoso-faixa.jpg
duv-idoso-logo.png

PATROCÍNIO

nestle-health-science_footer.png

Fatores de Risco para Desenvolver Câncer: Conheça os Principais Vilões


Existem fatores de risco que podem aumentar a probabilidade de uma pessoa desenvolver câncer. No entanto, é importante destacar que ter um ou mais fatores de risco não significa necessariamente que alguém desenvolverá a doença. Além disso, algumas pessoas podem desenvolver câncer sem apresentar nenhum fator de risco conhecido. A seguir estão alguns dos fatores de risco mais comuns:


Tabagismo: O uso de produtos derivados do tabaco, como cigarros, charutos e tabaco sem fumaça, está fortemente associado ao desenvolvimento de vários tipos de câncer, incluindo pulmão, boca, garganta, bexiga, pâncreas e outros.


Dieta não saudável: Uma dieta pobre em frutas, legumes e fibras, e rica em gorduras saturadas, alimentos processados, carnes vermelhas e carnes processadas, está associada a um maior risco de câncer, especialmente câncer colorretal.


Inatividade física: A falta de atividade física regular está associada a um maior risco de desenvolver câncer, bem como outras condições de saúde.


Histórico familiar: Alguns tipos de câncer têm uma predisposição genética, o que significa que uma pessoa tem maior risco se tiver parentes de primeiro grau (pais, irmãos) que tiveram a doença.


É importante lembrar que ter um ou mais fatores de risco não significa que você desenvolverá câncer. Muitos casos de câncer ocorrem em pessoas sem fatores de risco aparentes, e nem todas as pessoas com fatores de risco desenvolvem a doença. É sempre uma boa ideia adotar hábitos de vida saudáveis, como não fumar, ter uma dieta equilibrada, praticar atividades físicas regulares e fazer exames de rastreamento, quando recomendados, para ajudar a reduzir o risco de câncer.

Fonte:


Duv-Idoso e Oncoguia

Comentários


APOIO

logo-abg-branco.png
logo-sbgg.png
logo-ashoka-branco.png
logo-acirmesp-branco.png
bottom of page