duv-idoso-faixa.jpg
duv-idoso-logo.png

PATROCÍNIO

nestle-health-science_footer.png

Novembro é o mês de conscientização sobre a saúde do homem



De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) este ano o tema da campanha é "Saúde Também É Papo de Homem".


O Novembro Azul tem como objetivo alertar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o tipo de câncer mais frequente em homens no Brasil, depois do câncer de pele. Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento, muitos homens preferem não conversar sobre o assunto.


É importante ressaltar que um dos fatores de risco para o desenvolvimento da doença é a idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos, por isso de acordo com o doutor Miguel Srougi, professor titular de Urologia do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina (FMUSP), é tão importante realizar, a partir dos 45 anos, os exames de prevenção que incluem: o toque retal e o exame de sangue que mede a quantidade de proteína produzida pela próstata - antígeno prostático específico (PSA).


O câncer de próstata, na maioria dos casos, cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

Em outros casos, pode crescer rapidamente, se espalhar para outros órgãos e causar a morte.

Entretanto, quando o câncer de próstata, apresenta sinais, os mais comuns são:


● dificuldade de urinar

● demora em começar e terminar de urinar

● sangue na urina

● diminuição do jato de urina

● necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite


Adotar práticas saudáveis diminui o risco de várias doenças, inclusive o câncer de próstata.


Para prevenir é recomendável ter uma alimentação equilibrada, manter o peso corporal e evitar a obesidade, praticar atividade física regularmente, não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e realizar o acompanhamento periódico de saúde.


Lembre-se: Novembro Azul também pode ser uma oportunidade de avaliar a saúde do homem de forma geral. Além da próstata, é preciso estar dia com o controle da pressão, com os níveis de açúcar, com os exames de rastreamento (prevenção) e com a atualização das vacinas.


Cuide-se bem!


Fontes:

https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files//media/document//cartilha_cancer_prostata_2017.pdf


https://jornal.usp.br/radio-usp/jornal-da-usp-no-ar-2/jornal-da-usp-no-ar/doencas-da-prostata-crescem-em-homens-com-menos-de-50-anos/


https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/11/01/novembro-azul-4-coisas-que-e-importante-saber-sobre-o-cancer-de-prostata.htm


APOIO

logo-abg-branco.png
logo-sbgg.png
logo-ashoka-branco.png
logo-acirmesp-branco.png