As vacinas, são sem dúvida, um dos fatores de melhora da longevidade da população mundial. Até o século passado as doenças contagiosas como sarampo, poliomielite, coqueluche matavam um número alto de pessoas. Com as vacinas, essas doenças passaram a fazer parte da história.
No momento atual, vivemos a pandemia de COVID 19 (Sars Cov 2), que tem como um dos principais grupos de risco pessoas acima de 60 anos, que frequentemente apresentam também comorbidades - como diabetes e hipertensão.
Felizmente, foram desenvolvidas vacinas que protegem contra as formas graves da doença e podem reduzir a transmissão. Países como Israel, que vacinaram mais de 75% da população, estão com a situação bem controlada.
No Brasil, existem 2 tipos de vacinas aprovadas pela ANVISA (agência nacional de saúde): Oxford/AstraZeneca, que necessita 2 doses com intervalo de 12 semanas (3 meses) e a Coronavac, que também necessita de 2 doses, num intervalo de 14 a 28 dias (dados da FioCruz e Butantã).
Então, para as duas vacinas aplicadas no Brasil até o momento, são necessárias 2 doses. Uma dose não confere a imunidade esperada! Foi publicado recentemente, um artigo mostrando que mais de 1,5 milhão de pessoas não voltaram para tomar a segunda dose. Isso é um perigo, pois as vacinas só conferem a imunidade adequada 15 dias após a segunda dose.
Sendo assim, as pessoas que receberam somente a primeira dose, além de não estarem protegidas “gastaram” a primeira dose. Nós, enquanto população, temos a responsabilidade sobre a nossa saúde e a dos outros.
É imprescindível que sejam recebidas as 2 doses da vacina para COVID 19.
Para quem já tomou a primeira dose, procure a Unidade de Saúde e veja quando será a segunda. Não se atrase e não se esqueça. Atente-se, se perdeu a data, a recomendação é voltar para tomar a segunda dose.
Importante lembrar a necessidade da manutenção das medidas de proteção, como o uso de máscaras e distanciamento social. Quem foi corretamente vacinado tem proteção em relação às complicações, mas pode se contaminar e transmitir a doença.
Esperamos que, em breve, tudo isso irá passar. A ciência fez seu trabalho e produziu vacinas num tempo recorde. Façamos nós, a nossa parte.
Vacina é segura e salva vidas!
Ficou com dúvida sobre o tema? Mande sua pergunta para gente.
Comments