duv-idoso-faixa.jpg
duv-idoso-logo.png

PATROCÍNIO

nestle-health-science_footer.png

Você sabe o que é idadismo?


Idadismo ou ageismo refere-se aos estereótipos (como pensamos), preconceito (como nos sentimos) e discriminação (como agimos) diante das pessoas em relação à idade delas. Esta prática se apresenta em diversas esferas como nas leis, regras, normas sociais, políticas e rotinas de instituições que restringem oportunidades e podem prejudicar os indivíduos por causa de sua idade.


Apresenta-se de forma sutil em diversos cenários, por exemplo, quando desacreditamos em uma pessoa por causa de sua idade, quando afirmamos que todos os idosos são dependentes, mesmo quando dados (acesse o relatório completo da ONU) mostram que apenas 10 a 20% da população idosa possuem algum tipo de dependência funcional.


O preconceito com a idade é muito comum no Brasil e a cada dez pessoas idosas, nove percebem isso em suas relações (acesse o relatório completo) Este tipo de ocorrência pode colocar uma geração contra a outra, desvalorizar ou limitar a potencialidade de sermos influenciados positivamente pelas populações mais longevas. Pode ainda, reduzir as oportunidades para saúde, longevidade, bem-estar e impactar negativamente na economia.


É hora de dizer não ao preconceito etário e permitir que as pessoas floresçam em qualquer fase da vida. Assim, juntos, criaremos um mundo para todas as idades, com aprendizado constante e convivência pacífica.


Fonte: Relatório ONU - ACESSE

APOIO

logo-abg-branco.png
logo-sbgg.png
logo-ashoka-branco.png
logo-acirmesp-branco.png