top of page
duv-idoso-faixa.jpg
duv-idoso-logo.png

PATROCÍNIO

nestle-health-science_footer.png

A interação entre gerações



O conceito de intergeracionalidade é conhecido como a convivência de pessoas com diferentes idades e fases da vida. Com o aumento da longevidade, as famílias têm tido a oportunidade do encontro entre diversas gerações. É cada vez mais comum que dividam o mesmo teto ou as festas de família, bisavós, avós, pais, filhos, netos e bisnetos. Isso também pode ocorrer nas relações sociais.


Existem evidências científicas que confirmam que essa interação promove uma melhora na cognição e bem-estar dos idosos.


Na Holanda, por exemplo, uma iniciativa permite que jovens morem em Instituições de Longa Permanência sem custo, desde que prestem serviço voluntário junto aos idosos. Em países como Estados Unidos e Portugal, residenciais para idosos são construídos ao lado ou bem próximo de escolas infantis e algumas atividades são realizadas em conjunto, como as refeições. Há oficinas, também, em que os mais velhos constroem brinquedos de sucata para depois presentear e brincar com as crianças.

No Sesc São Paulo, nos meses de férias de janeiro e julho acontece a ação “Avós e Netos”, cujo objetivo é, por meio de atividades que estimulam a experimentação e a criação conjunta de avós e netos, promover um tempo de convivência, integração e afeto entre as gerações. Entre as atividades propostas estão oficinas de artes manuais, culinária, exibições comentadas de filmes, vivências esportivas, espetáculos teatrais e contação de histórias. Além desse projeto, as unidades do Sesc São Paulo realizam durante o ano ações pontuais para propiciar a integração e a convivência entre as gerações.


Mesmo não sendo algo tão estruturado, uma simples conversa entre pessoas de diferentes gerações, pode ser uma rica experiência e uma oportunidade de trocar aprendizados.


E você, já experimentou isso?


Cuide-se bem?


Fontes:




APOIO

logo-abg-branco.png
logo-sbgg.png
logo-ashoka-branco.png
logo-acirmesp-branco.png
bottom of page