duv-idoso-faixa.jpg
duv-idoso-logo.png

PATROCÍNIO

nestle-health-science_footer.png

Você sabe a diferença entre artrose e osteoporose?




A artrose é, também, conhecida como osteoartrite ou osteoartrose, é muito comum em idosos e na maioria das vezes a artrose se manifesta em pessoas com mais de 45 anos de idade, mas essa síndrome pode atingir todas as faixas etárias. De acordo com dados do Ministério da Saúde, afeta um em cada 13 brasileiros. A artrose é representada por uma doença crônica das articulações (juntas), na qual ocorre uma lenta e progressiva degradação da cartilagem articular. Geralmente, pode ser dividida em dois tipos: Artrose primária e secundária.


A artrose, conhecida como primária, é mais comum em idosos, ocorrendo por causa do processo natural de envelhecimento do indivíduo e de suas cartilagens e/ou devido o uso excessivo de uma articulação.

Por sua vez, a artrose secundária, pode ser presente em crianças, jovens, adultos e idosos e representa uma consequência de doenças ou condições que a pessoa tenha. Entre elas, estão traumas articulares, obesidade, diabetes, distúrbios hormonais e gota (um tipo de inflamação na articulação em decorrência de acúmulo de ácido úrico no sangue).


Apesar da artrose ser um fenômeno natural que faz parte do envelhecimento do organismo. Podemos nos prevenir para que o processo de desgaste da cartilagem articular possa ser mais lento, fazendo com que a artrose possa surgir bem mais tardiamente. Para que isso ocorra é necessário que os acompanhamentos médicos de rotina estejam em dia, principalmente, os que visam os tratamentos das doenças citadas acima, fazer o controle de peso regularmente, praticar atividade física e fisioterapeutas com orientação médica, manter hábitos alimentares e de sono regulares, evitar fumar e o consumo de álcool e drogas ilícitas.


A osteoporose é uma doença que se caracteriza pela perda progressiva de massa óssea, como o próprio nome indica osso poroso, ou seja, os ossos ficam enfraquecidos e se quebram com facilidade. A osteoporose é um problema silencioso que não apresenta sintomas, geralmente é diagnosticada quando já houve fratura óssea, por isso a doença deve ser prevenida desde de cedo.


Algumas dicas que podem te ajudar na prevenção ou no controle da osteoporose:


• Os acompanhamentos médicos de rotina devem estar em dia, principalmente entre as mulheres que estão passando pelo processo natural da menopausa, essas devem iniciar um tratamento especial.

• É necessário que o exame de densitometria óssea, seja recomendado pelos profissionais de saúde para todas as mulheres a partir dos 65 anos e para os homens a partir dos 70 anos.

• Adote uma dieta rica em alimentos com cálcio. A ingestão de cálcio é fundamental para o fortalecimento dos ossos.

• Exponha-se ao sol de forma moderada. O sol sobre a pele estimula a produção de vitamina D, que é fundamental para a absorção do cálcio pelo organismo.

• Pratique exercícios físicos regularmente.

• Mantenha hábitos alimentares e de son regulares.

• Evite fumar e o consumo de álcool e drogas ilícitas.


Siga sempre as recomendações da equipe médica.


Fontes:


https://bvsms.saude.gov.br/artrite-reumatoide-e-artrose-oesteoartrite/


https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/sua-saude/Paginas/cuidados-artrose-atividade-fisica-perda-peso.aspx


https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-nordeste/hu-ufma/comunicacao/noticias/hu-ufma-realiza-acao-educativa-sobre-osteoporose


https://www.youtube.com/watch?v=YnjC6mZGQwA


APOIO

logo-abg-branco.png
logo-sbgg.png
logo-ashoka-branco.png
logo-acirmesp-branco.png