No Brasil, segundo dados do IBGE de 2018, a expectativa de vida dos homens é de 72,8 anos, e das mulheres, de 79,9 anos. Sabemos que as mulheres vivem mais, porém não necessariamente com mais qualidade. Esse fenômeno conhecido como feminização da velhice, é definido como o aumento do gênero feminino a partir dos 60 anos e nos abre portas para diversas discussões sobre autocuidado.
Se nossa expectativa de vida é maior, porém não necessariamente vivemos com mais qualidade, qual é o problema? Uma das respostas é que nós mulheres tendemos a priorizar a todos, menos nós mesmas.
Por isso vamos falar sobre autocuidado. Apesar de ser uma preocupação muito reforçada por esse público, o conceito não engloba somente as questões ligadas a estética, mas também a saúde e o bem-estar da mulher em geral, contemplando os três pilares do autocuidado: corpo, mente e o estado de espírito
Autocuidado significa ter hábitos, atitudes e comportamentos voltados para a sua saúde física e emocional. O conjunto dessas definições levam à promoção do autocuidado. Promover o autocuidado pensando em melhorar a nossa qualidade de vida, necessariamente implica em nos dedicarmos ao autoconhecimento. Somente quando nos propomos a nos conhecer melhor, entender nossos objetivos, limites e prazeres, conseguimos ter a motivação necessária para mudanças de hábitos e assim definir nossas prioridades.
Podemos citar nuances de autocuidado em todas as fases da vida da mulher, inclusive na infância, quando nossas atitudes quanto adultos, influenciam na forma como uma criança vê e interpreta o mundo ao seu redor, ensinando e estimulando o aprendizado da relação consigo mesma e com o mundo. Partindo para adolescência, uma fase de novas experiências e muitas mudanças, percebemos que o autocuidado se desenrola como um ciclo em que um hábito leva a outro até termos total independência e autonomia para seguirmos.
Na fase adulta a rotina da mulher é apertada. Estudos, hobbies, relacionamentos, amigos, família, trabalho: muitos fatores podem tirar o autocuidado da nossa lista de prioridades. Por consequência, negligenciamos nossa saúde física e mental e também nos desconectamos de nós mesmas.
É fundamental nesse momento, criar um compromisso com você mesma. O autocuidado é uma jornada, comece um passo de cada vez, faça no seu tempo, aproveite as oportunidade de se cuidar, crie sua rotina! No mês do outubro rosa, aproveite as campanhas, faça o autoexame de mama, repare no seu corpo, dedique um tempo para melhorar sua saúde física, mental e espiritual. Conecte-se com você, retome e lembre sobre o autocuidado. Cada passo hoje vai definir como será a sua qualidade de vida em cada etapa da sua vida, inclusive na velhice
FONTE: https://www.casacrescer.com/blog/autocuidado-feminino-como-ele-se-da-em-cada-fase-da-vida/
https://qualifarmasp.com.br/blog/autocuidado-feminino/
Comments