duv-idoso-faixa.jpg
duv-idoso-logo.png

PATROCÍNIO

nestle-health-science_footer.png

Conheça os 3 benefícios disponíveis para portadores de doenças crônicas



Conheça 3 benefícios para quem tem doença crônica e fique atento(a) aos seus direitos, pois muitos acabam não buscando estes benefícios por falta de conhecimento. 🧐


Isenção do imposto de renda


Pessoas que recebem aposentadoria, pensão ou reforma, inclusive as complementações, com uma ou mais doenças listadas na Lei nº 7.713/88, mesmo que tenham sido contraídas depois da aposentadoria estão isentas, ou seja, portador de doenças crônicas pode obter isenção do Imposto de Renda, de acordo com a Legislação Tributária.


Entre as enfermidades estão: moléstia profissional (comprovada por laudo médico), tuberculose ativa, alienação mental, esclerose múltipla, neoplasia maligna, cegueira, hanseníase, paralisia irreversível e incapacitante, cardiopatia grave, doença de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, hepatopatia grave, estados avançados da doença de Paget (osteíte deformante), contaminação por radiação, síndrome da imunodeficiência adquirida.


Para solicitar a isenção, o paciente deverá apresentar o laudo médico atestando a doença junto à fonte pagadora. O beneficiário deve fazer login pelo site Meu INSS ou ligar para o telefone 135 e solicitar a isenção, além disso, mais informações podem ser obtidas pelo site da Receita Federal.


Isenção de ICMS


As pessoas com mobilidade reduzida, permanente ou temporária, decorrente de doenças crônicas, inclusive mulheres submetidas a mastectomia por neoplasia maligna, podem requerer isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), que incide sobre a circulação de produtos como eletrodomésticos, alimentos, serviços de comunicação e transporte, entre outros, junto à Secretaria da Fazenda do Estado.


Isenção de IPI


O Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) é um imposto cobrado sobre produtos industrializados, que incide sobre itens nacionais e importados que passaram por algum processo de industrialização, como carro, celular, computador, mesa, cama, entre outros.


Para isenção desse imposto a regra é a mesma do ICMS: as pessoas que têm mobilidade reduzida, permanente ou temporária, deverão requerer junto à Secretaria da Receita Federal a isenção deste tributo.


Cuide-se bem e esteja atento(a) aos seus direitos!


Fontes:


https://www.gov.br/pt-br/servicos/solicitar-isencao-de-imposto-de-renda-para-aposentados-pensionistas-e-anistiados-politicos-atendidos-pelo-decipex


https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-isencao-do-imposto-de-renda-por-doencas-previstas-na-legislacao-tributaria

https://institutodelongevidademag.org/longevidade-e-saude/7-beneficios-que-pessoas-com-doencas-cronicas-ainda-desconhecem?utm_source=whatsapp_instituto&utm_medium=social&utm_campaign=longevidade-e-saude_09-09-2021&utm_content=post_link-&utm_term=

APOIO

logo-abg-branco.png
logo-sbgg.png
logo-ashoka-branco.png
logo-acirmesp-branco.png