duv-idoso-faixa.jpg
duv-idoso-logo.png

PATROCÍNIO

nestle-health-science_footer.png

Você sabe o que é o Dezembro-Laranja?



No mês de dezembro acontece a campanha de conscientização sobre a prevenção do Câncer de Pele, um tumor maligno muito frequente no Brasil e no mundo.

Acomete, geralmente, indivíduos com mais de 40 anos, sendo causado pela exposição excessiva ao sol, principalmente sem o uso de protetor solar.


Esse diagnóstico pode ser classificado em dois tipos: Câncer de Pele melanoma (mais graves) e Câncer de Pele não-melanoma, que respondem por 30% dos registros de tumores malignos no Brasil.


Principais sintomas do Câncer de Pele:


• Manchas que coçam, descamam ou sangram

• Sinais ou pintas que alteram de tamanho, forma ou cor

• Feridas que não cicatrizam ao longo de semanas


Uma vez dado o diagnóstico de Câncer de Pele, o tratamento, na maior parte das vezes, é feito por meio de uma cirurgia para retirar a lesão. Dependendo da extensão da doença pode ser indicado quimioterapia, radioterapia ou mesmo a terapia fotodinâmica.


Para prevenir a doença, é recomendável evitar a exposição ao sol nos horários em que os raios solares são mais intensos (entre 10h e 16h), utilizar métodos de proteção: protetor solar UV, óculos escuros, chapéus com abas largas, sombrinhas e guarda-sol.


Importante também incluir na rotina de cuidados, a visita regular ao dermatologista para uma avaliação corporal, que deve incluir também a região dorsal, pois é um local mais difícil de se visualizar e acompanhar.


Cuide-se bem!



Fontes:


https://antigo.saude.gov.br/saude-de-a-z/cancer-de-pele


https://www.inca.gov.br/numeros-de-cancer


APOIO

logo-abg-branco.png
logo-sbgg.png
logo-ashoka-branco.png
logo-acirmesp-branco.png