duv-idoso-faixa.jpg
duv-idoso-logo.png

PATROCÍNIO

nestle-health-science_footer.png

Como fazer uma higiene bucal de forma adequada?



Muitas doenças podem se iniciar na cavidade oral e se espalhar para o restante do corpo, e vice-versa, logo quando a saúde bucal não vai bem, o restante do corpo também é prejudicado. Com isso, entende-se que a higiene bucal correta ajuda a prevenir algumas complicações e doenças em idosos.

Na boca tudo é cumulativo, por isso com o passar dos anos fica evidente o quanto cuidamos ou descuidamos da boca ao longo da vida, além disso devido ao descuido com a higiene bucal ao longo dos anos, a velhice pode ser marcada por problemas bucais, sendo os problemas mais comuns da velhice, a ausência ou diminuição da saliva, doenças da gengiva, alterações no paladar, desgaste nos dentes e lesões nas mucosas (que compõem o interior das bochechas, o céu e o assoalho da boca e gengivas).


Para garantir a saúde da boca e evitar problemas de saúde, cuidados essenciais não podem ser deixados de lado, como ir ao dentista e ter uma boa higiene bucal na velhice mesmo fazendo o uso de prótese.


Cuidar da saúde dos dentes é uma forma de prevenir doenças, por isso atitudes simples e diárias podem ser tomadas com foco na promoção da saúde bucal. O primeiro passo é manter hábitos saudáveis. Atitudes como boa higiene, não beber e não fumar podem ajudar a reduzir a incidência de câncer de boca, por exemplo, ou seja, as mesmas lições que aprendemos desde a infância continuam valendo para o restante da vida: escovar os dentes cerca de meia hora após cada refeição, o que dependerá da quantidade de refeições que fazemos por dia, mas levando em consideração as principais refeições, café da manhã, almoço e jantar, o mínimo de escovações deve ser de três vezes ao dia, usar o fio dental, limpar a língua, tomar bastante água e visitar o consultório do médico dentista a cada seis meses, para que se verifique a saúde bucal.


Pessoas idosas com deficiência ou demência também devem adotar uma rotina de cuidados em casa, com apoio dos seus cuidadores e no consultório dentário.


Para quem tem a coordenação motora prejudicada, pode ser necessário procurar a ajuda de um cuidador para garantir a higiene correta dos dentes.


É importante cuidar dos dentes em todas as fases da vida, cuidar da higiene bucal é buscar por um futuro com mais motivos para sorrir, não deixe de lado os cuidados com a boca.


Procure um profissional cirurgião dentista e garanta sua saúde bucal!


Fonte:


APOIO

logo-abg-branco.png
logo-sbgg.png
logo-ashoka-branco.png
logo-acirmesp-branco.png