top of page
duv-idoso-faixa.jpg
duv-idoso-logo.png

PATROCÍNIO

nestle-health-science_footer.png

Câncer de mama em idosas



A conscientização da luta contra o câncer de mama ocorre no mês de Outubro. O “Outubro Rosa” é um mês dedicado à mobilização e conscientização da sociedade sobre as formas de prevenção e tratamento do câncer de mama. Dados do Ministério da Saúde revelam que esta doença atingiu mais de 2,3 milhões de mulheres no mundo só no ano passado. Possui elevado índice de morte em fases avançadas, mas apresenta alta chance de cura quando descoberto precocemente.


Ao contrário do que se imaginava, a evolução clínica do câncer de mama parece ser semelhante em mulheres idosas quando comparadas às mais jovens. O diagnóstico precoce, por meio da mamografia, proporciona tratamentos menos agressivos. Portanto, a mamografia não deve ser negligenciada em idosas.


O diagnóstico precoce, por meio da mamografia, proporciona tratamentos menos agressivos. As mulheres acima de 75 anos de idade fazem menos mamografias. Também têm menos acesso a este exames mulheres idosas com deficiência cognitiva. A mamografia pode determinar que outros instrumentos diagnósticos sejam usados, quando necessários.


A terapêutica do câncer de mama da mulher idosa deve ser individualizada. Os mesmos princípios que norteiam o tratamento em pacientes mais jovens devem ser considerados, uma vez que o subtratamento dessas mulheres gera um negativo impacto na sobrevida. As comorbidades e o estado funcional são fatores determinantes para a definição do melhor tratamento.


O cuidado oncológico da idosa portadora de câncer de mama deve ser o mais completo possível, considerando a sua expectativa de vida, porém sem negligenciar a efetividade do tratamento e seus potenciais efeitos adversos.


Tão importante quanto viver muito anos, é ter qualidade de vida. Mantenha a rotina de prevenção e cuidados e não deixe de fazer o acompanhamento com sua equipe de saúde.


Cuide-se bem!


Fontes:





APOIO

logo-abg-branco.png
logo-sbgg.png
logo-ashoka-branco.png
logo-acirmesp-branco.png
bottom of page