top of page
duv-idoso-faixa.jpg
duv-idoso-logo.png

PATROCÍNIO

nestle-health-science_footer.png

Dia Internacional do Idoso



O dia 1º de outubro comemora o dia internacional da pessoa idosa. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para conscientizar a sociedade sobre valorização e aceitação do processo natural de envelhecimento, com ações que promovem a dignidade das pessoas idosas. No Brasil, em específico, o dia incide com a demarcação legislativa do Estatuto do idoso, que trata dos direitos das pessoas idosas, a Lei nº 10.741/2003.

O Brasil envelhece de forma rápida e intensa e esse crescimento da população com 60 anos ou mais de idade, representa uma importante conquista social com a melhoria das condições de vida, com ampliação do acesso a serviços médicos preventivos e curativos, avanço da tecnologia em saúde, ampliação da cobertura de saneamento básico, aumento da escolaridade e da renda, entre outros determinantes.


Porém, esse ano, em especial, a data é muito simbólica, pois o mundo tem vivido uma crise que acarretou a morte de muitas pessoas idosas em decorrência da COVID-19. Os idosos, além de serem os mais afetados pelo vírus, também apresentam mais medo de contrair a doença e constituem o grupo de pessoas mais sensíveis à solidão e ao isolamento. Sofreram também com o luto por perda ou distanciamento de seus entes queridos, pois costumam depender de forte apoio social, especialmente em tempos difíceis.

Com esse cenário, mais que homenagens, é indispensável reforçar o que estabelece o artigo 3º, do Estatuto do Idoso: “É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária”.


Além das homenagens nesta data comemorativa, é imprescindível lutar pela implementação de políticas públicas efetivas de proteção e assistência à pessoa idosa, pois, nenhum idoso é uma folha em branco. Cada um escreveu e ainda escreve sua história do seu jeito, com suas aspirações e visões de mundo. Nós, enquanto sociedade, precisamos garantir que o envelhecimento da população ocorra de forma digna e saudável.


Feliz dia internacional da pessoa idosa, com eles e por eles!


Fontes:


APOIO

logo-abg-branco.png
logo-sbgg.png
logo-ashoka-branco.png
logo-acirmesp-branco.png
bottom of page