top of page
duv-idoso-faixa.jpg
duv-idoso-logo.png

PATROCÍNIO

nestle-health-science_footer.png

Dia Mundial de Prevenção de Quedas



Dia 24 de junho, é celebrado o Dia Mundial de Prevenção de Quedas. Criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e incluído no Calendário da Saúde do Ministério da Saúde (MS), o dia serve para alertar pessoas de todas idades, mas principalmente os idosos, sobre os riscos de queda.


O problema causa prejuízo na funcionalidade, podendo até ser fatal e grande impacto econômico com gastos elevados com cirurgias, internações e reabilitação.


A cada 15 segundos, um idoso é atendido em um serviço de emergência em decorrência de uma queda e a cada dez idosos que procuram pelo serviço médico, três precisam ser internados. Segundo dados do Ministério da Saúde, dentre as complicações mais graves estão fraturas, principalmente de fêmur, e traumatismo craniano. Estudos mostram, ainda, que 30% dos idosos sofrem quedas e 75% dessas quedas acontecem dentro das próprias residências.


A queda pode ser sintoma de uma patologia específica ou ainda ser uma somatória de vários fatores, sejam eles internos (problemas visuais e diminuição de equilíbrio) ou externos (calçadas irregulares e pouca iluminação). O maior problema é que, na população idosa, as quedas acarretam graves consequências físicas, funcionais e emocionais.


O alerta é para algumas ações simples que podem evitar possíveis acidentes em casa, como retirar tapetes soltos, melhorar a iluminação dos ambientes e instalar corrimãos em escadas e barras de seguranças nos banheiros. Importante também ressaltar a importância do fortalecimento muscular dos membros inferiores e o treinamento de equilíbrio - ambos orientados por um profissional de saúde.


Para a prevenção de quedas e uma avaliação ampla específica para você, converse com um profissional de saúde.

Fontes:






APOIO

logo-abg-branco.png
logo-sbgg.png
logo-ashoka-branco.png
logo-acirmesp-branco.png
bottom of page