top of page
duv-idoso-faixa.jpg
duv-idoso-logo.png

PATROCÍNIO

nestle-health-science_footer.png

Dia Mundial do Câncer de Rim



18/06 é o Dia Mundial do Câncer de Rim, embora este câncer seja pouco conhecido ele está entre os 10 mais comuns do mundo com mais prevalência em homens. O câncer renal tem uma estimativa de aumento de 22% no ano, sendo assim o câncer que mais cresce em números de casos.


Os rins são os principais filtros do corpo humano, sendo responsáveis por expelir por meio da urina as toxinas prejudiciais ao organismo, além de eliminar os excessos de água, sódio, potássio e outros íons. Também auxiliam na produção da hemoglobina, proteína que transporta oxigênio pelo corpo.


Em estágios iniciais, o câncer de rim não costuma apresentar sintomas. Quando surgem, os mais comuns são:


- Sangue na urina: ocorre devido ao rompimento dos vasos sanguíneos da massa do tumor. O sintoma está presente em 40% a 50% dos pacientes;

- Dor persistente na região lombar. Os rins localizam-se na parte mais profunda do abdome e, conforme o tumor cresce, pode ocorrer uma pressão na coluna;

- Perda repentina de peso;

- Cansaço constante;

- Palidez;

- Febre.


Quando a doença avança, pode surgir aumento do volume abdominal, inchaço nas pernas, falta de ar, tosse e dores ósseas ou fraturas, além de dor de cabeça, tontura, visão dupla e perda da força muscular de um dos lados do corpo.


Como prevenção do câncer renal, suspender o tabagismo é a mais importante. Outras estratégias preventivas podem incluir perda de peso com dieta rica em frutas e vegetais, prática regular de atividade física e controle rigoroso da pressão arterial nos hipertensos.


Fonte:

APOIO

logo-abg-branco.png
logo-sbgg.png
logo-ashoka-branco.png
logo-acirmesp-branco.png
bottom of page