duv-idoso-faixa.jpg
duv-idoso-logo.png

PATROCÍNIO

nestle-health-science_footer.png

Disfagia: consistência e problemas dentários




Sabemos que o envelhecimento pode causar modificações tanto na anatomia quanto na fisiologia humana. Quando pensamos no idosos, as principais alterações observadas são a retração da gengiva, número reduzido de dentes, alta prevalência de doenças periodontais e, consequentemente, problemas de adaptação das próteses dentárias. Com isso, alterações na mastigação como a perda da coordenação motora durante o ato mastigatório, a redução da força e da maceração dos alimentos, resulta em maior dificuldade para deglutir os alimentos, ou seja, a disfagia.


Os problemas de mastigação causados por próteses dentárias mal adaptadas e de deglutição por conta da disfagia, limitam a capacidade dos idosos em consumirem alimentos com texturas normais. Dessa maneira, aumentam o risco de desenvolverem desnutrição.


A modificação e adaptação da textura dos alimentos auxiliam a compensar essas limitações funcionais e, portanto, contribuem para uma ingestão alimentar mais adequada e equilibrada.


O fonoaudiólogo especializado é profissional capaz de definir a textura ideal para cada paciente dependendo do grau de disfagia. Muitas vezes é preciso utilizar espessantes industrializados para garantir que essa textura seja alcançada, principalmente no caso dos alimentos líquidos (água, chás, leite, sucos e sopas).


Ao mesmo tempo, é importante realizar um acompanhamento com o odontologista para avaliar periodicamente a saúde bucal do idoso. O nutricionista, por sua vez, avalia e orienta o consumo alimentar e as texturas que devem ser preparados os alimentos.


O principal objetivo é sempre evitar o risco de desnutrição e garantir uma hidratação adequada, além de prescrever suplementos alimentares específicos, quando for preciso. Abaixo algumas nutritivas e que podem ser adaptadas a qualquer idoso.


Sopa lentilha com quinoa e cenoura

½ cebola picada em cubos pequenos 2 colheres (sopa) de azeite de oliva 2 dentes de alho picados 1 cenoura ralada 1 xícara (chá) de lentilha cozida ½ xícara (chá) de quinoa cozida 1 xícara (chá) de caldo de legumes caseiro Sal e pimenta a gosto Salsinha picada a gosto Brotos para decorar (opcional)


Modo de preparo: Em uma panela funda, refogue a cebola no azeite de oliva. Depois acrescente o alho picado. Refogue até que estejam dourados. Adicione a cenoura ralada e cozinhe um pouco. Agregue a lentilha, a quinoa e o caldo de legumes. Cozinhe em fogo baixo por aproximadamente 20 minutos ou até atingir a consistência desejada. Tempere com sal e pimenta a gosto. Finalize com a salsinha e os brotos. Sirva em seguida. Dica: Essa receita por ser preparada com qualquer outra leguminosa, como ervilha, feijão branco, soja ou edamame.



Quibe assado com recheio de queijo magro


1 copo de trigo para quibe

500g de carne moída magra

½ cebola pequena picada

2 dentes de alho picados

¼ xícara (chá) de salsinha picada

½ xícara (chá) de hortelã picada

2 colheres (sopa) de azeite

1 colher (chá) de canela em pó

300g de queijo minas fatiado (recheio)

50g de sementes de abóbora


Modo de preparo: Coloque o trigo de molho (aprox. 1 hora de antecedência) com o dobro da quantidade de água. Escorra-o e esprema bem. Misture a carne moída com o garfo e amasse bem. Adicione a cebola, o alho, a salsinha, o hortelã, o azeite, a canela em pó e amasse bem. Coloque metade carne em um pirex ou forma untada com azeite, recheie com o queijo fatiado, e cubra com o restante da carne. Depois de colocado no pirex, risque com uma faca quadrados ou losangos e regue com azeite. Finalize com as sementes de abóbora. Asse em forno médio (180°C) por aproximadamente 45 minutos.

Dica: Se preferir uma versão vegetariana, pode substituir a mesma quantidade de carne moída por ricota fresca. Basta amassar a ricota com o garfo, misturar com o trigo para quibe e temperar conforme as instruções da receita.



Bolinhos de banana com uvas passas


3 ovos

1 copo de iogurte natural

1/3 xícara (chá) de óleo vegetal, da sua preferência

½ xícara (chá) de açúcar mascavo

½ xícara (chá) de uvas passas

2 xícaras (chá) de farinha de aveia

1 colher (chá) de canela em pó

1 colher (sopa) de fermento em pó

2 bananas nanicas bem maduras amassadas


Modo de preparo: Bata os ovos, o iogurte, o óleo, o açúcar mascavo, as uvas passas, a farinha de aveia e a canela em pó no liquidificador ou no mixer. Transfira essa mistura a uma vasilha e adicione as bananas amassadas e o fermento em pó peneirado. Coloque a mistura em forminhas de cupcake untadas e enfarinhadas. Leve ao forno médio (180º C) pré-aquecido por cerca de 25 a 30 minutos ou até que colocando um palito ele saia seco.


Autora: Dra. Carolina Pimentel - Nutricionista com Mestrado e Doutorado em Ciências da Nutrição pela Universidade de São Paulo. Certificada como Lifestyle Medicine Professional e diplomate of CBMEV/IBLM.

APOIO

logo-abg-branco.png
logo-sbgg.png
logo-ashoka-branco.png
logo-acirmesp-branco.png