top of page
duv-idoso-faixa.jpg
duv-idoso-logo.png

PATROCÍNIO

nestle-health-science_footer.png

Você sabe o que são doenças crônicas?

As doenças crônicas não transmissíveis são condições clínicas que necessitam de cuidados permanentes e especializados, como: hipertensão arterial, diabetes mellitus, doenças cardiovasculares, osteoartroses e câncer, entre outras.


Em geral, os sintomas apresentam início gradual, com duração longa ou incerta. As causas podem ser decorrentes de múltiplos fatores e o tratamento envolve mudanças de estilo de vida, em um processo de cuidado contínuo que, usualmente, não leva à cura, mas proporciona controle e uma boa qualidade de vida.


Atualmente são responsáveis por cerca de 60% do ônus decorrente de todas as doenças no mundo e acredita-se que em 2022 responderão por 31 milhões de mortes no mundo, segundo Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).


Segundo a Dra. Ana Catarina Rodrigues, médica geriatra, essas mudanças causam impacto em níveis individuais, sociais e econômicos.

O indivíduo necessitará alterar hábitos de vida e, muitas vezes, aderir a tratamentos medicamentosos. Ademais, há um grande impacto econômico causado não só pelos custos diretamente relacionados ao tratamento de saúde, como também por aqueles derivados da diminuição da força laboral devido à óbitos, incapacidade e perda de produtividade.


Os idosos constituem a população mais acometida pelas doenças crônicas. Esses diagnósticos se dão pela interação entre fatores genéticos predisponentes, alterações fisiológicas do envelhecimento e fatores de risco modificáveis como tabagismo, ingestão alcoólica excessiva, sedentarismo e consumo de alimentos não saudáveis.


“Os genes carregam a arma. O estilo de vida puxa o gatilho.”

- Dr. Elliot Joslin


Mudanças simples e disciplina podem mudar para melhor o controle das doenças crônicas.

Sempre é tempo!

Cuide-se bem!


Referências:

APOIO

logo-abg-branco.png
logo-sbgg.png
logo-ashoka-branco.png
logo-acirmesp-branco.png
bottom of page