duv-idoso-faixa.jpg
duv-idoso-logo.png

PATROCÍNIO

nestle-health-science_footer.png

Importância da prevenção e do diagnóstico de doenças oculares




De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) cerca de 285 milhões de pessoas têm problemas visuais no mundo. Na população idosa este número é crescente, uma vez que a prevalência de problemas oculares (como catarata, degeneração macular e complicações do diabetes, por exemplo) aumenta com a idade.

Sintomas como dores de cabeça, visão embaçada e vista cansada geralmente representam problemas na saúde dos nossos olhos, mas infelizmente muitas pessoas ignoram esses sinais e até desconhecem como problema de saúde ocular.

O Ministério da Saúde alerta para a importância da prevenção e do diagnóstico de doenças oculares que, se não tratadas, podem levar à perda da visão. Existem alguns cuidados a serem realizados no dia a dia que podem nos ajudar a cuidar da saúde dos nossos olhos evitando problemas mais sérios no futuro relacionados à saúde ocular.

Uma das medidas de prevenção para a saúde dos olhos é o cuidado com a exposição excessiva às telas de TV, computador, celular e entre outros. Ficar muito tempo em frente à luz de equipamentos eletrônicos tão presentes em nossas vidas atualmente pode causar ressecamento nos olhos, por isso, é necessário fazer algumas pausas durante o uso desses equipamentos para descansar os olhos e dar chance deles se hidratarem. Outra dica é tomar cuidado com o uso excessivo de químicos e tinturas, além de evitar dormir de maquiagem.

Descansar também é essencial. Boas horas de sono ajudam a evitar irritação dos olhos e o ressecamento deles. Aliado a isso, uma alimentação rica e diversificada, incluindo vegetais, peixes e sementes, fornece vitaminas benéficas para o funcionamento da retina.

Colírios lubrificantes podem ajudar, mas evite a automedicação e procure sempre a orientação de um oftalmologista.

Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/a-saude-dos-olhos-pede-atencao-conheca-alguns-cuidados-no-dia-a-dia



APOIO

logo-abg-branco.png
logo-sbgg.png
logo-ashoka-branco.png
logo-acirmesp-branco.png