top of page
duv-idoso-faixa.jpg
duv-idoso-logo.png

PATROCÍNIO

nestle-health-science_footer.png

Tire suas dúvidas sobre a variante Ômicron: (COVID-19)


A Ômicron, nova variante da COVID-19, está entre nós e, pela primeira vez, o Brasil ultrapassou 200 mil casos diários de Covid-19 e mortes também apontam alta. Por isso, trazemos aqui informações com credibilidade sobre a nova variante e não se esqueça de mandar para a gente a sua dúvida sobre este tema.


O que se sabe sobre a variante Ômicron?

Detectada pela primeira vez em Botswana e na África do Sul, a Ômicron, uma nova variante do vírus SARS-CoV-2 que causa a COVID-19, foi classificada pela OMS como "Variante de Preocupação", pois ainda não existem estudos conclusivos quanto à severidade da infecção ou sobre a facilidade de transmissão dessa variante.


A vacinação continua sendo indicada como a melhor medida contra a COVID-19. Se espera que as atuais vacinas reduzam casos graves da doença, hospitalizações e mortes relacionadas à infecção pela variante Ômicron.


Quais os sintomas da nova variante Ômicron?

Na maioria das vezes, a doença é leve e os sintomas são: cansaço, dores musculares, "coceira" ou dor na garganta, febre baixa, tosse seca, dor de cabeça e coriza ou congestão nasal. A recuperação ocorre depois de poucos dias. Mas, alguns acometidos podem desenvolver sintomas mais graves e precisar de internação hospitalar. As maiores complicações e óbitos estão relacionadas com indivíduos não vacinados ou com vacinação incompleta.


As máscaras funcionam contra o Ômicron?

Sim. A Anvisa continua a recomendar o uso de máscaras, independentemente do estado de vacinação.

As recomendadas são a PFF2, a N95, a NK95 (ficar atento se é certificada)


Vacine-se contra a COVID-19, use máscara sempre que sair de casa e se houver em casa alguém com suspeita ou confirmação de COVID-19, higienize as mãos com frequência, evite aglomerações e mantenha o distanciamento social.


Proteja-se e proteja quem você ama!


Fonte:

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/janeiro/omicron-forum-do-ministerio-da-saude-discute-situacao-epidemiologica-da-variante-no-brasil

https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/se/superintendencias/sems-rj/noticias/2022/variante-omicron-veja-as-mascaras-recomendadas

https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2021/12/o-que-significa-omicron-respostas-para-as-cinco-perguntas-mais-procuradas-no-google.shtml

APOIO

logo-abg-branco.png
logo-sbgg.png
logo-ashoka-branco.png
logo-acirmesp-branco.png
bottom of page