top of page
duv-idoso-faixa.jpg
duv-idoso-logo.png

PATROCÍNIO

nestle-health-science_footer.png

Envelhecer não é doença!



A Organização Mundial da Saúde (OMS) vai retirar a classificação de velhice como doença da CID-11, que entra em vigor em janeiro de 2022. A confirmação foi recebida hoje pelo gerontólogo brasileiro Alexandre Kalache, que está em Londres e comentou a decisão com o Portal Longevinews: “É uma grande vitória da sociedade civil”.


Com a nova fórmula que deve entrar em vigor, dependendo de últimos detalhes em discussão no âmbito da OMS, a velhice entrará como possível fator associado à causa de uma morte, por exemplo, e não mais como a causa definida e assim

registrada no diagnóstico médico.


”Seria um grande retrocesso” a classificação de velhice como doença, acrescentou Kalache, um dos principais protagonistas do movimento que foi deflagrado em escala internacional, mas com especial vigor em países iberoamericanos, contra a decisão da OMS.


A classificação da velhice como doença resulta de um lobby no âmbito científico que envolveu vários atores e essa tipificação estava prevista para ocorrer com a nova edição da Classificação Internacional de Doenças (CID-11), que entra em vigor em janeiro de 2022. Diversas organizações da sociedade civil, geriatras, gerontólogos e outros especialistas se mobilizaram em diversos países, com o argumento, entre outros, de que essa classificação provocaria muita confusão em diagnósticos de doenças em idosos, além de alimentar os preconceitos contra esse segmento populacional em crescimento em países como o Brasil.


Como coloca o próprio Estatuto do Idoso, em seu artigo 8: “o envelhecimento é um direito personalíssimo e a sua proteção um direito social“. 

Envelhecer é um direito e uma conquista!




APOIO

logo-abg-branco.png
logo-sbgg.png
logo-ashoka-branco.png
logo-acirmesp-branco.png
bottom of page