top of page
duv-idoso-faixa.jpg
duv-idoso-logo.png

PATROCÍNIO

nestle-health-science_footer.png

Importância dos exercícios respiratórios em idosos



Com processo natural de envelhecimento ocorre uma diminuição da reserva funcional do sistema respiratório. Os músculos respiratórios sofrem alterações, podendo levar ao comprometimento da função respiratória e consequente diminuição da força muscular e das capacidades pulmonares.


Estudos do Dr. Matheus Papaléo Netto demonstram que uma pessoa idosa

utiliza 70% da elasticidade total de sua parede torácica, enquanto que um jovem utiliza apenas 40% do seu máximo.


Por isso, é tão importante incluir na rotina os exercícios respiratórios. Esses exercícios ajudam na respiração correta com atenção, na redução da pressão arterial, na mobilização da caixa torácica, no equilíbrio da ansiedade, na diminuição de complicações respiratórias e fortalecem os músculos desenvolvendo melhor função cardiorrespiratória, principalmente com o avançar da idade.


Separamos 3 dicas de exercícios respiratórios simples que você pode fazer em casa, caso não tenha restrições médicas:


1) Na posição deitado(a) coloque as mãos sobre a barriga, puxe o ar pelo nariz, e solte pela boca, de forma lenta e prolongada, percebendo a mão se movimentando para cima quando o pulmão enche e para baixo quando soltar o ar pelas narinas.


2) Na posição sentado(a) puxe o ar pelo nariz e ao mesmo tempo levante os braços estendidos para cima, depois solte o ar pela boca abaixando os braços lentamente.


3) Na posição sentado(a) tampe a narina direita com o dedo indicador e puxe o ar pela narina esquerda, segure a respiração com os pulmões cheios e faça a troca do dedo tapando a narina esquerda e soltando o ar pela narina direita, depois repita o movimento alternando os lados.


Você pode adaptar a quantidade de tempo dos exercícios de acordo com a sua capacidade respiratória. Caso você tenha algum tipo de restrição, converse com seu médico, fisioterapeuta ou educador físico antes de iniciar novas atividades.


Fontes:



APOIO

logo-abg-branco.png
logo-sbgg.png
logo-ashoka-branco.png
logo-acirmesp-branco.png
bottom of page