duv-idoso-faixa.jpg
duv-idoso-logo.png

PATROCÍNIO

nestle-health-science_footer.png

O que é fake news quando falamos em prática de atividade física?




Manter o corpo em movimento é essencial para uma vida saudável e os benefícios desse hábito já foram amplamente comprovados. Alguns deles são: o controle do peso, a diminuição da chance de desenvolvimento de alguns tipos de cânceres, a diminuição da chance de desenvolvimento de doenças crônicas, como a diabetes (alto nível de açúcar no sangue), pressão alta e doenças do coração e a melhora da disposição.


Apesar dos benefícios, existem algumas fake news (notícias falsas) que ainda cercam esse universo. O Ministério da Saúde em conjunto com o Prof. Dr. Fábio Dominski, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), publicou 3 esclarecimentos com informações seguras sobre a prática de atividade física para idosos.


Confira:


1- Qualquer pessoa pode e deve praticar atividade física?


Tenha em mente que fazer qualquer atividade física, no tempo e lugar em que for possível, é melhor que não fazer nada. Praticar atividade física, é importante para a sua vida. Mesmo ao praticar um pouco, você pode obter benefícios para a sua saúde. Atividade física é um comportamento que envolve os movimentos voluntários do corpo, com gasto de energia acima do nível de repouso, promovendo interações sociais e com o ambiente, podendo acontecer no tempo livre (exercícios físicos e esportes), no deslocamento (caminhada, ciclismo), durante o trabalho ou estudo e nas tarefas domésticas (lavar a louça, varrer a casa).


São exemplos de atividades: caminhar, correr, pedalar, brincar, subir escadas, carregar objetos, dançar, limpar a casa, passear com animais de estimação, cultivar a terra, cuidar do quintal, praticar esportes, lutas, ginásticas, yoga, entre outros.


As pessoas que apresentam problemas no coração não precisam ter medo, e sim procurar uma avaliação médica prévia. Ela serve justamente para identificar determinados exercícios e atividades que sejam compatíveis com as doenças existentes. Em alguns casos, pode ser necessário que a atividade física ou o exercício físico sejam orientados e supervisionados por um profissional da área, mas ainda assim a prática é possível e indispensável.


2- A atividade física vai me ajudar a melhorar as articulações?


Ao se tornar fisicamente ativo, você perceberá algumas mudanças na sua qualidade de vida. Algumas serão observadas mais rápido do que outras, logo, um dos benefícios gerados por essa mudança é a redução das suas dores nas articulações e nas costas. Além disso, diversas melhorias podem acontecer nos componentes da aptidão física relacionados à saúde, como: força, resistência muscular, flexibilidade, composição corporal e aptidão cardiorrespiratória.


Muitas pessoas com algum problema na coluna, ossos e articulações deixam de praticar atividades físicas. Essas condições exigem atenção extra, mas não são impeditivas para a execução de todos os movimentos. Procure um profissional da área para te orientar fazendo com que você continue em movimento de forma adequada e segura, para obter os benefícios da prática de atividade física.


3- Caminhada é a única opção de atividade física para idosos?


O processo natural de envelhecimento pode provocar uma condição chamada sarcopenia, que significa a perda de massa muscular e fraqueza. Para isso, a prática de exercícios de força se apresenta como uma saída para manter ou aumentar os músculos dos idosos. Exercícios como a musculação, podem ser seguros para alguns idosos até mesmo para aqueles com mais de 75 anos. Isso comprova que os mais velhos não precisam pegar leve apenas por conta da idade. Uma grande fake news que ronda as pessoas idosas é achar que elas estão limitadas a praticar apenas uma caminhada leve. Essa é uma atividade que traz sim benefícios, mas não precisa ser a única opção. Em todos os casos, procure sempre a orientação e o acompanhamento da equipe de saúde.


Cuide-se bem!


Fontes:


https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-me-exercitar/noticias/o-que-e-fake-news-quando-falamos-em-pratica-de-atividade-fisica


https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-me-exercitar/documentos/pdf/guia_atividade_fisica_populacao_brasileira.pdf


APOIO

logo-abg-branco.png
logo-sbgg.png
logo-ashoka-branco.png
logo-acirmesp-branco.png