duv-idoso-faixa.jpg
duv-idoso-logo.png

PATROCÍNIO

nestle-health-science_footer.png

Hidratação no verão



Sabemos que a água exerce inúmeras funções em nosso organismo como, por exemplo, ajudar a remover as toxinas, regular a temperatura corporal, atuar no controle da pressão sanguínea, transportar nutrientes para as células, etc.


O corpo de um adulto é constituído por cerca de 70 % de água, mas conforme envelhecemos, esse percentual diminui.


Principalmente nos dias mais quentes, é importante que os idosos mantenham uma ótima hidratação com o intuito de evitar alguns problemas de saúde potencialmente gerados pela desidratação.


A falta de água ou a desidratação no organismo de um idoso pode causas inúmeros sinais e sintomas, tais como:

  • Constipação;

  • Tontura;

  • Sonolência;

  • Fadiga;

  • Indisposição;

  • Confusão mental;

  • Infecção de urina;

  • Dores de cabeça.

Além disso, é de suma importância orientá-los a tomarem água mesmo sem sede, uma vez que as alterações fisiológicas ocorridas durante o envelhecimento podem afetar essa percepção.


Existem algumas maneiras de estimular o consumo de água ao longo do dia, como:

  • Orientar o consumo de pelo menos um copo de água entre as principais refeições, sem ser muito próximo do horário das refeições para evitar interferência no apetite;

  • Em casa ou no trabalho, manter sempre visível uma garrafa de água;

  • Levar garrafas de água na bolsa quando saírem de casa.

  • Incentivar o consumo de água pura ou, como preferido por algumas pessoas, “temperada” com rodelas de limão, folhas de hortelã, casca de abacaxi, ervas (hortelã, manjericão, alecrim) e especiarias (canela, cravo, anis estrelado, cardamomo).

Ao mesmo tempo, para aqueles que possuem um consumo habitual muito alto de bebidas adoçadas em substituição à água, uma redução gradual é provavelmente mais factível e efetiva a interrupção abrupta. Para tanto, seguem algumas sugestões e alternativas saudáveis para reduzir o consumo dessas bebidas adoçadas:

  • Água de coco natural e chás naturais podem ser consumidos, desde que com moderação e preferencialmente sem a adição de açúcar ou com o mínimo possível;

  • Sucos naturais feitos a partir da fruta podem ser consumidos, mas não devem ser prioridade, pois não fornecem os mesmos benefícios e nutrientes que o consumo da água ou da fruta inteira.

  • O leite pode ser consumido puro, com café ou batido com frutas, porém é importante alertar que este não deve substituir as refeições principais nem a água.

RECEITAS SAUDÁVEIS


Suchá de abacaxi com erva-doce


200 ml de chá de erva-doce

1 rodela de abacaxi

3 folhas de hortelã

Gelo à vontade


Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador ou no mixer. Acrescente o gelo na hora de bater (ele ficará triturado, como em uma raspadinha) ou já no copo, em cubos. Distribua o suchá em dois copos e sirva em seguida. Quanto mais fresquinho, mais gostoso!



Vitamina de morango, banana e aveia


¾ de xícara (chá) de leite ou bebida vegetal, da sua preferência

1 xícara (chá) de morangos

1 banana madura pequena

¼ de xícara (chá) de iogurte natural

2 colheres (sopa) de aveia em flocos finos ou farelo de aveia

1 colher (chá) de mel ou melado de cana

Morangos para decorar (opcional)


Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador ou no mixer até atingir uma consistência homogênea. Decore com morangos fatiados. Sirva em seguida.



Picolé de Kiwi verde e amarelo

500ml de água de coco

1 Kiwi amarelo fatiado (sem casca)

1 Kiwi verde fatiado (sem casca)


Modo de preparo: Descasque os kiwis e corte-os em rodelas. Utilize formas próprias para picolés. Adicione a água de coco até a metade da forma, adicione 1 fatia de kiwi amarelo e 1 de kiwi verde. Se necessário, complete com mais água de coco. Coloque o palito e leve para o congelador, por pelo menos 4 horas.


Por: Dra. Carolina Pimentel - Nutricionista com Mestrado e Doutorado em Ciências da Nutrição pela Universidade de São Paulo

APOIO

logo-abg-branco.png
logo-sbgg.png
logo-ashoka-branco.png
logo-acirmesp-branco.png