top of page
duv-idoso-faixa.jpg
duv-idoso-logo.png

PATROCÍNIO

nestle-health-science_footer.png

Você sabe o que é higiene do sono?



De acordo com a Associação Brasileira do Sono (ABSONO) manter o sono saudável é fundamental para uma série de processos vitais do organismo, como o metabolismo e a liberação de hormônios, consolidação da memória e aprendizado, nível do estado de alerta e atenção, manutenção da imunidade e recuperação dos músculos.


Porém, o prolongamento do isolamento social, para combater à Covid-19, trouxe mudanças à rotina das pessoas, incluindo alterações do sono que podem gerar consequências para a saúde mental e fisiológica. A irregularidade dos horários de dormir e acordar, causada pela quebra da rotina, associada à preocupação com a saúde e economia podem reduzir a qualidade de vida.


Por isso, é muito importante que a gente mantenha bons hábitos de sono. Assim como devemos seguir as regras básicas de higiene corporal como escovar os dentes, lavar as mãos, tomar banho, também devemos seguir algumas regras de higiene do sono, que são representadas por hábitos e práticas que promovem um sono com qualidade e a quantidade certa de para cada pessoa.


Entre os hábitos de sono que devemos ter no dia a dia, estão:


• A prática de atividades físicas ao longo do dia, sendo necessário investir em atividades relaxantes antes de dormir como meditação e alguns exercícios de respiração


Boa alimentação, procurando evitar alimentos pesados antes de dormir


Evitar luminosidade excessiva, uso de eletrônicos (como telefone celular e televisão) próximo à hora de dormir


• É importante restringir o uso do tempo em que se está na cama, assim condicionamos o corpo a entender que a cama é para dormir, não para outras atividades (não ficar na cama para comer, usar o celular, trabalhar)


Evitar levar problemas para a cama. Quando se deitar, busque esvaziar a mente leve o comando para o seu cérebro de que agora é hora de dormir e não de se preocupar com as demandas do dia seguinte


Atenção também com o ambiente, que precisa estar escuro, sem barulho e com a temperatura adequada (não se esqueça do cobertor nos dias mais frios).


Lembre-se: hábitos se consolidam pela repetição. Cuide-se bem!




APOIO

logo-abg-branco.png
logo-sbgg.png
logo-ashoka-branco.png
logo-acirmesp-branco.png
bottom of page