top of page
duv-idoso-faixa.jpg
duv-idoso-logo.png

PATROCÍNIO

nestle-health-science_footer.png

Pessoas idosas em situação de rua



A presença de pessoas idosas que fazem das ruas sua moradia é uma realidade que vem se intensificando no país. As circunstâncias que levam um indivíduo à situação de rua são diversas, sendo as mais prevalentes o desamparo, os desafetos familiares, a solidão, as enfermidades (doenças mentais, por exemplo), os vícios, o desemprego e as sequelas de um modelo econômico idadista (que discrimina as pessoas mais velhas).


A vulnerabilidade e desigualdade social no Brasil são realidades angustiantes que se intensificaram com a COVID-19. Morar na rua faz com que a pessoa idosa vivencie um processo progressivo de perdas que interferem em questões ligadas à autoestima, autonomia, independência, saúde mental e qualidade de vida. Essa condição de extrema vulnerabilidade social leva à dependência de instituições assistenciais para os cuidados essenciais, como realizar a higiene pessoal, conseguir o mínimo necessário de alimentos e, consequentemente, fazer a manutenção da saúde.


Mesmo durante a pandemia, você pode se engajar em projetos sociais que ajudam pessoas em situação de rua. Uma ideia poderia ser apoiar a campanha do agasalho do seu município ou participar de ações para a alimentação, que também podem ser de grande impacto.


No Canal Duv-idoso, você encontra dicas para se cuidar bem, mas vale a reflexão para cuidarmos do outro também.

Façamos nossa parte no que for possível.


Fontes:






APOIO

logo-abg-branco.png
logo-sbgg.png
logo-ashoka-branco.png
logo-acirmesp-branco.png
bottom of page