top of page
duv-idoso-faixa.jpg
duv-idoso-logo.png

PATROCÍNIO

nestle-health-science_footer.png

Você sabe o que é IKIGAI e sua relação com a longevidade?



O Ikigai é um conceito japonês antigo, de acordo com o Neurocientista Japonês Ken Mogi, autor do livro: Os cinco passos para encontrar seu propósito de vida e ser mais feliz (Astral Cultural, 2018). O conceito representa sua razão de viver, é o motivo pelo qual você acorda todos os dias, seu propósito de vida para seguir em frente e pode ser o segredo japonês para uma vida longa feliz e saudável.


O conceito foi desenvolvido em Okinawa, um conjunto de ilhas ao sul do Japão, com 3 mil habitantes que entrou no Livro Guinness dos Recordes por ter a população mais velha do mundo. Além dessa população viver mais, eles permanecem saudáveis por quase toda a vida. Quando os pesquisadores Francesc Miralles e Héctor García tentaram compreender esse fenômeno, perguntaram aos idosos o motivo pelo qual morando ali eles estavam sempre alegres, por que cuidavam uns dos outros, o que os fazia ter laços tão fortes uns com os outros e a mesma resposta era mencionada com frequência: ikigai.


Portanto, o ikigai representa a visão de vida, a sensibilidade e a maneira de agir dos japoneses, levando ao bem-estar e longevidade das pessoas, por meio do incentivo à atividade física, social, alimentação frugal, manutenção do trabalho e dedicação às paixões, dando um sentido à vida. Para a incorporação do ikigai em sua vida, talvez, não sejam necessárias grandes mudanças no seu estilo de vida. Não se trata apenas de viver por um longo tempo, mas de aproveitar a vida e saber o que você quer fazer com ela, para isso, você pode começar com algo simples como por exemplo beber uma xícara de café pela manhã. Você pode partir de coisas pequenas que estão ao seu alcance e que te trazem bem-estar até chegar aos grandes objetivos de vida. Assim, você pode descobrir que há várias coisas que te fazem feliz. O necessário é entender a essência do conceito e incorporá-lo ao cotidiano. Seria descobrir a "paixão", descobrir aquilo que traz felicidade e te faz seguir em frente desde as pequenas coisas, até gradualmente, evoluir para objetivos maiores.


Estudos realizados pela Universidade Toho, em Tóquio, que investigam o sentido e significado da vida e sua correlação com a taxa de mortalidade em idosos, apontam que existe uma relação entre longevidade e ter uma razão de viver, pois principalmente o sistema imunológico faz com que um tipo de glóbulo branco, o neutrófilo, atue melhor, ajudando com que a gente se mantenha saudável por mais tempo. Em uma outra pesquisa, a americana Patricia Boyle, neuropsicóloga, do Centro Rush para Mal de Alzheimer, em Chicago, acompanhou 900 idosos que corriam o risco de desenvolver demência em um período de sete anos, concluindo que aqueles com uma boa noção de seu propósito de vida tinham 50% menos chances de ficar doentes.


Para trazer o Ikigai para sua vida, você apenas precisa entender a essência do conceito e torná-lo parte do seu cotidiano. Você já pensou no por que se levanta pela manhã? Trata-se de descobrir o que te faz feliz, o que te move. O Ikigai não é apenas sobre bem-estar, é uma esperança para o futuro.


Vida longa a todos!



APOIO

logo-abg-branco.png
logo-sbgg.png
logo-ashoka-branco.png
logo-acirmesp-branco.png
bottom of page