duv-idoso-faixa.jpg
duv-idoso-logo.png

PATROCÍNIO

nestle-health-science_footer.png

Benefício da inclusão digital na vida de pessoas idosas



O uso de novas tecnologias está presente no dia a dia de quase todas as pessoas no mundo. O desenvolvimento de novas tecnologias vem modificando o modo de vida das pessoas e se intensificou com a pandemia causada pelo COVID-19. No Brasil o uso de internet está cada vez maior e mais acessível à população. Os que ainda não se adaptaram aos recursos digitais acabam sendo, de certa forma, excluídos desse planeta informatizado, no qual as informações estão disponíveis a todos, porém reservadas aos que podem e sabem como acessá-las.


O acesso aos dispositivos conectados à internet pode proporcionar à pessoa idosa novas maneiras de se relacionar na sociedade, pois oferece serviços que modificam e possibilitam diferentes formas de desenvolver suas atividades cotidianas. O uso da Internet favorece o convívio social e a interação, pode ajudar a melhorar a qualidade de vida, oferece ao idoso papel ativo nos cuidados com a própria saúde e pode contribuir para a redução do isolamento social. Auxilia na manutenção de um cérebro cognitivamente ativo e dinâmico oferecendo vários tipos de estímulos, como jogos interativos, música, vídeo, bibliotecas, ensino a distância, comunidades virtuais e outros.


As redes sociais registram inúmeras histórias inspiradoras de como as pessoas idosas descobriram ou melhoraram seu relacionamento com a tecnologia, por exemplo, perfis como @avosdarazão, @blogdacora e @it_avo mostrando que usufruir bem dessas tecnologias na fase da velhice pode trazer benefícios para saúde da pessoa idosa.


Para que haja uma sociedade incluída digitalmente é preciso que toda a população, principalmente às pessoas idosas, conheçam os benefícios das novas tecnologias, tenham acesso a dispositivos conectados à internet e conteúdo online de maneira igualitária e com custo acessível, permitindo que todos os usuários usufruam dos benefícios sociais, educacionais e econômicos oferecidos por esse planeta informatizado.


Um ponto de atenção é ficar sempre atento para os riscos e fraudes do mundo virtual. Na dúvida, pergunte sempre para alguém que você confie.


Importante destacar a oportunidade para o aprendizado contínuo e para a aproximação intergeracional, onde os mais jovens podem ensinar a tecnologia para os idosos e estes, podem compartilhar experiências.


Fonte: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/20627/1/2017_RayssaLunaRodriguesReis.pdf





APOIO

logo-abg-branco.png
logo-sbgg.png
logo-ashoka-branco.png
logo-acirmesp-branco.png