top of page
duv-idoso-faixa.jpg
duv-idoso-logo.png

PATROCÍNIO

nestle-health-science_footer.png

Benefícios da inclusão digital na vida das pessoas idosas




O uso de novas tecnologias está presente no dia a dia de quase todas as pessoas no mundo. O desenvolvimento de novas tecnologias vem modificando o nosso modo de vida e se intensificou com a pandemia causada pelo COVID-19. No Brasil o uso de internet está cada vez maior e mais acessível à população. Os que ainda não se adaptam aos recursos digitais acabam sendo, de certa forma, excluídos desse planeta informatizado, no qual as informações estão disponíveis a todos, porém reservadas aos que podem e sabem como acessá-las.


O acesso a dispositivos conectados à internet pode proporcionar à pessoa idosa novas maneiras de se relacionar e incluir-se na sociedade, pois oferece serviços que modificam e possibilitam diferentes formas de se relacionar e desenvolver suas atividades cotidianas.


O uso da Internet, favorece o convívio social e a interação, ajuda a melhorar a qualidade de vida, oferece ao idoso papel ativo nos cuidados com a própria saúde, reduz o isolamento social, afastando a solidão e a alienação. Auxilia na manutenção de um cérebro cognitivamente ativo e dinâmico oferecendo vários tipos de estímulos, como jogos interativos, música, vídeo, bibliotecas, ensino a distância, comunidades virtuais e outros.


Para que haja uma sociedade incluída digitalmente é preciso que toda a população, principalmente às pessoas idosas, conheçam os benefícios das novas tecnologias, tenham acesso a dispositivos conectados à internet e conteúdo online de maneira igualitária e com custo acessível, permitindo que todos os usuários usufruam dos benefícios sociais, educacionais e econômicos oferecidos por esse planeta informatizado.


APOIO

logo-abg-branco.png
logo-sbgg.png
logo-ashoka-branco.png
logo-acirmesp-branco.png
bottom of page