top of page
duv-idoso-faixa.jpg
duv-idoso-logo.png

PATROCÍNIO

nestle-health-science_footer.png

Você já ouviu falar em infantilização do idoso?





Para muitos familiares, colegas e até mesmo profissionais, a velhice é a representação do retorno à infância. A partir de uma atitude de expressão do amor e do extremo cuidado, o idoso é tratado com expressões infantis que subestimam a sua história de vida e capacidade de compreensão desconsiderando escolhas e opiniões, retirando a autonomia e excluindo de conversas e discussões importantes.


A infantilização do idoso é uma atitude equivocada que pode fazer com que os idosos se sintam diminuídos e tenham sua autoestima e autoconfiança severamente afetadas, trazendo impactos biopsicossociais, gerando um declínio geral da pessoa idosa.


Exemplos de infantilização da população 60+:


  • Expressões no diminutivo;

  • Falar apenas com o acompanhante ou como se o idoso não estivesse presente;

  • Não inserir os idosos em programas como shows, teatros, festas e viagens em família;

  • Não comentar e conversar sobre temas da atualidade;

  • Desconsiderar a opinião da pessoa e o histórico dela em decisões.


Com isso é importante ressaltar que infantilizar a pessoa idosa vai além de usar expressões no diminutivo. Trata-se de um comportamento que envolve ignorar a autonomia e independência dessas pessoas somente levando em consideração sua idade ou mesmo um diagnóstico demencial. Por esses motivos, isso não é carinho e sim uma fonte de violência que gera traumas e conflitos perigosos.


O idoso não volta a ser criança, ele é uma pessoa que atingiu a velhice e possui uma história de vida que merece respeito e dignidade.


Referências:



APOIO

logo-abg-branco.png
logo-sbgg.png
logo-ashoka-branco.png
logo-acirmesp-branco.png
bottom of page