Com a pandemia de coronavírus as máscaras se tornaram obrigatórias no nosso uso diário. No começo as de tecidos, feitas em casa ou compradas nas farmácias eram as mais fáceis e utilizadas. Porém, com o avançar da pandemia, as máscaras cirúrgicas descartáveis, máscaras PFF2 e N95 se popularizaram, devido à alta transmissibilidade das novas variantes do vírus.
Vamos falar hoje sobre as máscaras PFF2, que possuem certificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e são boas porque oferecem grande proteção, são capazes de atingir uma filtração de 94% dos resíduos presentes no ar e têm a capacidade de filtrar as gotículas de saliva e pequenas partículas chamadas aerossóis, proporcionando uma barreira de proteção contra a transmissão do coronavírus.
A sigla PFF2 significa Peça Facial Filtrante 2 e ela é considerada um Equipamento de Proteção Individual, um EPI. Em geral, não são máscaras caras e raras e você pode encontrá-las em farmácias, lojas de produtos hospitalares e equipamentos médicos no seu bairro, ou em sites na internet.
As máscaras PFF2 podem ser reutilizadas com segurança, mas não podem ser lavadas. O descarte deve ocorrer caso ela apresente algum estrago físico, como rasgos, danos ou aspecto de gastada. Em geral estima-se que sua vida útil é, em média, de 15 usos, lembrando que se deve deixá-la descansar pelo menos 72h após seu uso.
Lembre-se: além de usar uma boa máscara como a PFF2, é necessário continuar a manter distanciamento físico, tomar as duas doses da vacina contra Covid-19, escolher ambientes bem ventilados, evitar aglomerações e limpar as mãos com álcool em gel ou água e sabão.
Cuide-se bem!
Fontes:
Σχόλια