top of page
duv-idoso-faixa.jpg
duv-idoso-logo.png

PATROCÍNIO

nestle-health-science_footer.png

5 hábitos que podem ajudar a manter a mente saudável



Assim como as máquinas, o corpo humano “enferruja” com o tempo. O passar dos anos provoca desgastes físicos e mentais, que trazem dificuldade para as atividades antes tidas como corriqueiras. O enfraquecimento do corpo por decorrência da idade provoca dificuldade para caminhar, para se abaixar e para realizar funções básicas, como tomar banho ou mesmo se alimentar. O enfraquecimento da mente pode provocar prejuízo de memória, que em casos severos pode a ser considerado doença.


É importante lembrar que envelhecer não é sinônimo de perda das funções cognitivas – para isso, basta tomar alguns cuidados com a saúde da mente. Algumas atitudes simples podem ajudar a manter uma mente ativa mesmo após o desgaste dos anos.


JOGOS DE IMAGENS

Seja um quebra-cabeças ou um jogo dos sete erros, jogos que envolvem imagens estimulam o exercício da percepção e da análise – no quebra-cabeças, a percepção da única peça complementar dentro de um mar de possibilidades. Nos sete erros, a análise de diferenças ocultas entre imagens praticamente iguais. São jogos que requerem o uso de uma atenção refinada, sensível e detalhista, cobram o foco integral da pessoa que está jogando – o que é altamente benéfico para estimular a capacidade de memória e concentração dos idosos.


JOGOS DE PALAVRAS

Tanto os caça-palavras quando as palavras cruzadas são ótimas opções para exercitar a atividade mental. O caça-palavras funciona com sentido semelhante aos jogos de imagem, ao exercitar a percepção de um ítem específico em meio a um cenário confuso, além da capacidade de atenção nos detalhes. Já as palavras cruzadas funcionam como exercício para a capacidade lógica, interpretação e assimilação de descrições e recordação de vocabulário. Jogos com palavras são grandes aliados de um envelhecimento lúcido e com boa capacidade de comunicação.


ATIVIDADES DE EXPRESSÃO CORPORAL

Dança e teatro também são ótimas opções de atividades para idosos. Em primeiro plano, há a necessidade de associar sequências de falas ou de passos da coreografia – o que incentiva a capacidade de memória. Mas muito além disso, tais atividades de expressão corporal envolvem socialização, convívio e integração com outras pessoas, o que faz com que a pessoa idosa envelheça sem abrir mão da sua identidade em sociedade – o que é bastante benéfico, pois gera sentimento de autonomia. Além disso, tanto o teatro quanto a dança promovem a movimentação e a consciência corporal, trazendo benefícios físicos aliados à saúde mental. Existem as adaptações atuais no contexto da pandemia, mas esperamos que, em breve, as coisas comecem a voltar como eram.


LER E CONTAR HISTÓRIAS

Boas histórias instigam o pensamento de quem as ouve. Seja vendo um filme ou lendo um livro, envolver-se com uma história é benéfico para o idoso por estimular a capacidade de atenção, de associar uma sucessão de fatos e de ilustrar uma história fictícia de maneira linear. Mas melhor do que ouvir histórias é o exercício de reproduzir histórias. As atividade cognitivas do idoso são altamente exercitadas quando ele conta uma história a alguém – pois a vontade de transmitir uma história completa e detalhada desafia sua capacidade de armazenamento de informações.


APRENDER ALGO NOVO (um idioma ou um instrumento musical, por exemplo)

É interessante oferecer ao idoso a oportunidade de aprender algo que lhe desperte interesse. Aprender algo novo é a forma mais eficiente de ativar a capacidade de cognição e memória – quando a nova atividade é algo que lhe agrada, o cérebro potencializa sua capacidade de absorção, assimilação e armazenamento de novas informações. Não existe “tarde demais” para se dedicar a algo que você goste – o exercício do aprendizado estimula a mente e pode afastar doenças.


Cuide-se bem!


Fontes:




APOIO

logo-abg-branco.png
logo-sbgg.png
logo-ashoka-branco.png
logo-acirmesp-branco.png
bottom of page