top of page
duv-idoso-faixa.jpg
duv-idoso-logo.png

PATROCÍNIO

nestle-health-science_footer.png

Nova variante BQ.1 e aumento no número de casos da COVID-19


Segundo informações do Ministério da Saúde uma nova variante da ômicron chamada BQ.1, foi descoberta no Brasil e já circula em vários estados, causando um expressivo aumento no número de casos da COVID-19.

Não há mudanças em relação aos principais sintomas e a principal diferença dessa variante é que mesmo as pessoas vacinadas estão sendo infectadas, existe um escape muito maior de proteção às vacinas. Ainda assim vale ressaltar que, mesmo com escape maior, as pessoas que estão com as doses de reforço completas, desenvolvem casos bem mais leves se comparadas com pessoas que não tomaram a vacina ou não completaram as doses de reforço.

Em entrevista, o Secretário Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, relatou que, dos 47 pacientes internados na cidade, 92% não tomaram a dose de reforço ou nenhuma outra dose da vacina.

Diante deste cenário, a principal recomendação continua sendo estar com a calendário vacinal em dia, incluindo as doses de reforço, para isso, acompanhe o calendário vacinal do seu município. Além disso, é recomendado o uso de máscaras se você for para um lugar em que vai ter contato próximo e prolongado com outros indivíduos em locais com pouca ventilação, como lojas, shoppings, escritórios, transporte público e shows. Outra importante recomendação é ficar atento aos sintomas da covid como: febre ou calafrios, tosse, dificuldade para respirar, fadiga, dor no corpo, dor de cabeça, perda de olfato e paladar, dor de garganta, nariz entupido, náusea, vômito e diarreia.

Se tiver algum desses sintomas, para ter certeza se é coronavírus, deve-se realizar o teste que pode ser facilmente encontrado nas farmácias e feito em casa. Se positivo para covid-19, deve-se cumprir o isolamento por no mínimo de 5 à 7 dias.

Os cuidados devem ser redobrados para gestantes, idosos, crianças de baixo peso, imunossuprimidos e portadores de comorbidades crônicas descontroladas, lembrando que infecções por covid-19 também implicam indiretamente em aumento na morbidade por doenças cardiovasculares, e sequelas que por vezes são irreversíveis. Cuide-se e compartilhe essas informações.


FONTE: https://www.bbc.com/portuguese/geral-63637549

https://www.bbc.com/portuguese/63537803

APOIO

logo-abg-branco.png
logo-sbgg.png
logo-ashoka-branco.png
logo-acirmesp-branco.png
bottom of page