duv-idoso-faixa.jpg
duv-idoso-logo.png

PATROCÍNIO

nestle-health-science_footer.png

Dicas para o controle e prevenção da osteoporose



A osteoporose é uma doença que se caracteriza pela perda progressiva de massa óssea, como o próprio nome indica osso poroso, ou seja, os ossos ficam enfraquecidos e se quebram com mais facilidade. A osteoporose é um problema silencioso que não apresenta sintomas, geralmente é diagnosticada quando já houve fratura óssea, por isso a doença deve ser prevenida desde cedo.

Algumas dicas que podem te ajudar na prevenção ou no controle da osteoporose:

· Os acompanhamentos médicos de rotina devem estar em dia, principalmente entre as mulheres que estão passando pelo processo natural da menopausa, essas devem iniciar uma avaliação e acompanhamento.

· É recomendado que o exame de densitometria óssea, seja recomendado pelos profissionais de saúde para as mulheres a partir dos 65 anos e para os homens a partir dos 70 anos.

· Adote uma dieta rica em alimentos com cálcio. A ingestão de cálcio é fundamental para o fortalecimento dos ossos.

· Exponha-se ao sol de forma moderada. O sol sobre a pele estimula a produção de vitamina D, que é fundamental para a absorção do cálcio pelo organismo.

· Pratique exercícios físicos regularmente, pode ser uma caminhada ou musculação, por exemplo.

· Mantenha hábitos alimentares e de sono regulares.

· Evite fumar e o consumo de álcool e drogas ilícitas.

Previna-se contra as quedas obstáculos como móveis, tapetes soltos e pouca iluminação, podem facilitar quedas e, consequentemente, provocar fraturas em pessoas com osteoporose.

Fontes:

https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-nordeste/hu-ufma/comunicacao/noticias/hu-ufma-realiza-acao-educativa-sobre-osteoporose


https://www.youtube.com/watch?v=YnjC6mZGQwA



APOIO

logo-abg-branco.png
logo-sbgg.png
logo-ashoka-branco.png
logo-acirmesp-branco.png