Estamos no mês do Outubro Rosa, mês da conscientização do câncer de mama e de modo geral, é colocada a saúde da mulher em evidência.
A campanha existe, pois o câncer de mama trata-se da neoplasia mais frequente em mulheres, mas também aproveitamos o embalo para relembrar que existem outros exames preventivos extremamente importantes para rastreio e diagnóstico precoce de outros cânceres como o de ovário, colo do útero, e endométrio.
Seguem alguns dados alarmantes para que o conhecimento se espalhe, para que o diálogo e a educação sejam nossa força e incentivo para organizar nossas agendas corridas e assim melhorar e incentivar outras mulheres a se cuidarem.
- Mais de 2 milhões de mulheres são diagnosticadas com câncer de mama por ano.
- O câncer de colo de útero é a quarta causa de morte entre as mulheres no Brasil.
- O câncer de ovário é a segunda neoplasia ginecológica mais comum e a mais difícil de ser diagnosticada.
- O câncer de endométrio é o tumor ginecológico mais comum e acomete mulheres, principalmente, na pós-menopausa (75%) e com idade média de 60 anos (50-70 anos).
No caso específico do câncer de colo de útero, por exemplo, é possível realizar a prevenção com o exame Papanicolau, que é um exame simples capaz de reduzir em até 80% a incidência do câncer de colo de útero.
Nos casos de câncer de mama e ovário, trabalhamos para alertar para o diagnóstico precoce e assim aumentar a chance de cura. Por exemplo, o câncer de mama em estágio precoce, tem chances de cura acima de 90% com o tratamento adequado.
Comece pelo simples: vá a consulta ginecológica uma vez ao ano. É na visita anual ao ginecologista que a paciente recebe orientações sobre quais, quando e como fazer seus exames preventivos, sobre o uso de métodos anticoncepcionais, irregularidade menstrual, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e diagnóstico precoce do câncer. Após a consulta, realize todos os exames e retorne ao médico sempre que necessário.
O maior objetivo e esforço dessas campanhas é levar através da educação e ações o acesso às consultas e exames e assim conscientizar sobre a importância de manter o cuidado com sua saúde em dia. Converse com as mulheres a sua volta, leve adiante a campanha, incentive você também uma mulher a se cuidar.
FONTE: https://ladoaladopelavida.org.br/campanhas/mulher-por-inteiro/?gclid=Cj0KCQjw48OaBhDWARIsAMd966BwKkjLdBqnHBXs7UbWamrF4s3tx99PNm8HvAj-TWPTjMfApENxtRsaAhReEALw_wcB
https://sboc.org.br/noticias/item/1151-sboc-divulga-que-52-nao-fazem-exame-ginecologico-preventivo-de-cancer
Comments