Sabemos que o sono é muito importante em qualquer fase da vida e que ele muda com o envelhecimento, sendo diferente quando somos bebês, adolescentes, adultos e idosos.
Quando se chega na terceira idade o tempo de sono diminui. Alterações causadas fisiológicas, doenças e medicações, por exemplo, podem levar a um sono mais superficial, dificuldade para começar a dormir e despertares noturnos que contribuirão para um sono não reparador. Isso pode prejudicar a memória, alterar o humor e a imunidade entre outros fatores.
Dicas para um boa noite de sono:
Atividades físicas ajudam a regular o sono, “cansam” o corpo que precisará de um repouso para se recuperar.
As luzes devem estar apagadas, o momento de relaxamento e concentração antes de dormir deve ser maior. Isso deve ser feito para não atrapalhar a produção de melatonina.
O sono do idoso é mais fragmentado e menos profundo, por isso há possibilidade de acordar mais vezes durante a noite. Mas, em algumas vezes, isso pode ser evitado. Por exemplo, prefira não tomar água antes de dormir para evitar as idas ao banheiro. Caso precise levantar a noite, use baixa iluminação para clarear o caminho e evitar quedas.
O colchão e o travesseiro são muito mais importantes nessa fase. Eles devem ser confortáveis, próprios para o seu biotipo e para manter sua coluna bem alinhada.
O ambiente precisa ser silencioso e a temperatura estar adequada.
Busque estabelecer uma rotina: hora para dormir e acordar. Evite cochilos prolongados durante o dia. E, procure o auxílio da equipe de saúde se as noites mal dormidas se tornarem uma constante. Algumas condições como a apnéia obstrutiva do sono são mais comuns nesta faixa etária, mas envelhecer não significa dormir mal.
Cuide-se bem!
Referências:
NUNES, Magda Lahorgue. Distúrbios do sono. J. Pediatr. (Rio J.) vol.78 suppl.1. Porto Alegre. July/Aug. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572002000700010
MÜLLER, Mônica Rocha; GUIMARÃES, Suely Sales. Impacto dos transtornos do sono sobre o funcionamento diário e a qualidade de vida. Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia. Outubro - Dezembro de 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/estpsi/v24n4/v24n4a11.pdf
https://www.persono.com.br/insights/sono-e-performance/o-que-e-higiene-do-sono
Comments