top of page
duv-idoso-faixa.jpg
duv-idoso-logo.png

PATROCÍNIO

nestle-health-science_footer.png

Quais os tipos de quimioterapia?

O tratamento de quimioterapia são medicamentos combinados podendo ser administrados por algumas vias a depender da prescrição médica, é responsável por destruir as células doentes e impedir a formação de novos tumores.


A quimioterapia pode ser classificada de acordo com o objetivo, podendo ser:


  • Intenção curativa, visa erradicar completamente o tumor. Isso porque não existem garantias de cura, pois, de forma geral, leva-se muitos anos para se ter certeza que um determinado paciente está realmente livre da doença de forma definitiva.


  • Controle da doença, quando a cura não é possível, o objetivo passa a ser o monitoramento. Nesses casos, a quimioterapia é usada para diminuir e/ou impedir que o tumor cresça ou se espalhe. Isso pode melhorar a qualidade de vida e aumentar a sobrevida do paciente.


  • Paliativo, para tumores em estágio avançado, o objetivo da quimioterapia é melhorar a qualidade de vida, aliviando os sintomas provocados.

Para a prescrição da quimioterapia e uma estratégia de tratamento humanizada, deve-se levar em consideração os aspectos como:


- Tipo do Câncer;


- Estágio da doença;


- Biomarcadores;


- Idade do paciente;


- Estado geral de saúde do paciente;


- Comorbidades pré-existentes;


- Tratamentos anteriores.




Siga sempre as recomendações da sua equipe médica.




Neste link, o Instituto Oncoguia fala com detalhes sobre o uso da quimioterapia no tratamento do câncer:


https://bit.ly/3LHFtLY




Referências:

Terra FS, Costa AMDD, Damasceno LL, Lima TS, Filipini CB, Leite MAC. Avaliação da qualidade de vida de pacientes oncológicos submetidos à quimioterapia. Rev Bras Clin Med. 2013 abr-jun;11(2):112-7.




Instituto Nacional de Câncer. Quimioterapia / Instituto Nacional de Câncer. – Rio de Janeiro: INCA, 2010. 16 p.: il. color. - (Orientações aos Pacientes). 1. Quimioterapia. 2. Neoplasias. 3. Direito à Saúde. 4. Materiais Educativos e de Divulgação. I. Título. II. Série.

APOIO

logo-abg-branco.png
logo-sbgg.png
logo-ashoka-branco.png
logo-acirmesp-branco.png
bottom of page