top of page
duv-idoso-faixa.jpg
duv-idoso-logo.png

PATROCÍNIO

nestle-health-science_footer.png

Quais os tipos mais comuns de câncer em idosos?

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), pessoas com mais de 65 anos são 11 vezes mais propensas a desenvolver uma doença cancerígena do que pessoas mais jovens. E os casos de câncer entre os idosos têm aumentado devido à expectativa de vida que vem crescendo nas últimas décadas.

Os especialistas acreditam que muitos dos cânceres mais comuns nessa faixa etária têm relação com hábitos de vida ruins, como alimentação pouco saudável, sedentarismo, consumo de álcool e cigarro.

Entre os tipos mais comuns de câncer em idosos, destacam-se:

Câncer de pele não-melanoma: é um dos mais comuns e que tem como causas a exposição ao sol, sem a proteção adequada, ao longo da vida. Por isso, surge com mais frequência em áreas mais expostas ao sol, como rosto, pescoço e orelhas. Idosos de pele, cabelos e olhos claros fazem parte do principal grupo de risco.

Principais sinais e sintomas: manchas que coçam, ardem, descamam ou sangram; feridas que não cicatrizam em até quatro semanas.

Câncer de próstata: depois do câncer de pele, é o tipo de câncer mais comum entre os homens acima dos 65 anos. Segundo o Inca, o câncer de próstata é considerado uma doença da terceira idade, já que 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

Principais sinais e sintomas: necessidade de urinar com frequência, esforçar-se para urinar, diminuição do jato de urina, sensação de que a bexiga não foi totalmente esvaziada, presença de sangue na urina e disfunção erétil.

Câncer de mama: segundo o Inca, quatro em cada cinco casos da doença ocorrem em mulheres acima dos 50 anos. Embora raro, este tipo de câncer também pode atingir os homens.

Principais sinais e sintomas: presença de nódulo fixo e indolor; alterações no mamilo; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; secreção pelo mamilo e pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço.

Câncer colorretal: conhecido também como câncer do intestino grosso ou câncer de cólon e de reto, é uma doença com alta incidência em homens e mulheres acima dos 50 anos.

Principais sinais e sintomas: em estágios iniciais, o câncer colorretal não costuma apresentar sintomas, mas conforme a doença se desenvolve, certos sinais podem surgir, como: presença de sangue nas fezes, dores abdominais, dores ao evacuar, diarreia ou prisão de ventre constantes, mudanças no apetite e perda de peso sem motivo aparente.

Câncer de pulmão: é o segundo tipo de câncer mais comum em homens e mulheres no Brasil e seus principais fatores de risco são o tabagismo e a exposição passiva ao cigarro.

Principais sinais e sintomas: tosse persistente, escarro com sangue, dor no peito, rouquidão, falta de ar, perda de peso e de apetite, sensação de cansaço ou fraqueza e pneumonia recorrente ou bronquite.

Câncer de estômago: é o terceiro tipo mais frequente entre homens e o quinto entre as mulheres, segundo o Inca. Ele atinge, em sua maioria, homens por volta dos 60-70 anos de idade. Além da idade, fatores como excesso de peso e obesidade, consumo de álcool, consumo excessivo de sal e tabagismo podem contribuir para o desenvolvimento da doença.

Principais sinais e sintomas: geralmente, esse tipo de tumor não apresenta sintomas específicos, mas em alguns casos é possível observar sinais como perda de peso e de apetite, fadiga, sensação de estômago cheio, vômitos, náuseas e desconforto abdominal.

Ao notar a presença de um desses sinais ou sintomas, procure um médico. Muitos tipos de câncer, quando diagnosticados logo no início, têm boas chances de cura, inclusive entre idosos.

Cuide da sua saúde. Tenha uma alimentação balanceada, pratique atividades físicas, não fume, não faça uso excessivo de bebidas alcoólicas e consulte seu médico regularmente para fazer os exames de rotina.

Previna-se!

Fontes:

APOIO

logo-abg-branco.png
logo-sbgg.png
logo-ashoka-branco.png
logo-acirmesp-branco.png
bottom of page