A Doença de Alzheimer é a forma mais comum de doenças neurodegenerativas, sendo 70% dos casos de demência em todo o mundo. As causas determinantes ainda são desconhecidas, porém existem fatores de riscos que são controláveis e outros não controláveis.
Sendo assim, vamos falar sobre as formas de reduzir os fatores de risco da Doença de Alzheimer?
Cessação do Tabagismo: o cigarro é fator de risco para o Alzheimer e doenças vasculares.
Praticar atividades físicas regularmente: a prática de atividades físicas de forma regular incentiva e estimula a plasticidade cerebral.
Alimentar-se de forma saudável: a alimentação saudável é uma forma de reduzir o risco de demências.
Manter o cérebro ativo através do estudo, leitura e jogos de raciocínio: quando estudamos estamos estimulando a formação de novas sinapses e vias neuronais. Desta forma,
aumentamos nossa reserva cognitiva e reduzimos o risco de demências.
Manter a vida social ativa: o isolamento é um fator de risco para demências, justamente pela falta de estímulos e desafios.
Cuidar da saúde emocional: a depressão quando não tratada é um fator de risco para demência. Sendo assim, devemos estar atentos com nossa saúde mental/emocional e procurar ajuda profissional psicológica.
Tratar corretamente doenças como Hipertensão Arterial e Diabetes: o controle satisfatório das dislipidemias reduz a chance do desenvolvimento de doenças neurológicas e acidentes vasculares, uma vez que são fatores de risco.
Este texto é informativo e não substitui uma avaliação médica.
Siga sempre as orientações da equipe de saúde.
Comments