duv-idoso-faixa.jpg
duv-idoso-logo.png

PATROCÍNIO

nestle-health-science_footer.png

O significado da religiosidade na vida dos idosos



Religiosidade é conceito multidimensional. Suas dimensões podem incluir atividades religiosas, frequência a cultos, práticas privadas (exemplos: rezar, meditar e ler livros sagrados) ou públicas (exemplos: ir a cultos, procissões ou romarias).

Pode ser entendido também como algo mais amplo, relacionado à reflexão da pessoa sobre sua própria espiritualidade e não apenas relativo a uma religião ou crença específica.


Para muitos idosos, a religiosidade proporciona um apoio sentimental, principalmente nos momentos difíceis, pois os ajudam a encontrar um propósito e um sentido. Pode também aproximá-los de pessoas com o mesmo intuito onde a troca e a colaboração podem trazer esperança e força.


A religiosidade também pode exercer um efeito mediador e contribuir para a qualidade de vida relacionada à saúde em idosos.


Segundo o artigo da pesquisadora Fabiane B. Costa: Espiritualidade, religiosidade e qualidade de vida em idosos: a espiritualidade/religiosidade podem estar ligadas à melhor saúde física e emocional de idosos, e trazer como benefício, a melhor qualidade de vida.


Todas escolhas e crenças devem ser respeitadas, mas como canta o músico Gilberto Gil: “anda com fé eu vou, que a fé não costuma faiá”.

Cuide-se bem!


Fonte:


https://www.scielo.br/j/rsp/a/qFtVv45WNKmL3NS64Jc9ZSc/?lang=pt&format=pdf


http://www.ggaging.com/details/308/pt-BR


http://ggaging.com/details/137/pt-BR/spirituality--religiousness-and-quality-of-life-in-elderly-people


APOIO

logo-abg-branco.png
logo-sbgg.png
logo-ashoka-branco.png
logo-acirmesp-branco.png