A artrose, também, conhecida como osteoartrite ou osteoartrose, é muito comum em idosos. Manifesta-se em pessoas com mais de 45 anos de idade, mas essa condição pode atingir todas as faixas etárias. De acordo com dados do Ministério da Saúde, afeta 1 em cada 13 brasileiros.
A artrose é caracterizada por uma doença crônica das articulações (juntas), na qual ocorre uma lenta e progressiva degradação da cartilagem articular. Geralmente, pode ser dividida em dois tipos: Artrose primária e secundária.
A artrose primária é mais comum em idosos, ocorrendo por causa do processo natural de envelhecimento do indivíduo e de suas cartilagens e/ou devido o uso excessivo de uma articulação. Por sua vez, a artrose secundária, pode estar presente em crianças, jovens, adultos e idosos e representa uma consequência de doenças ou condições que a pessoa tenha. Entre elas, estão traumas articulares, obesidade, diabetes, distúrbios hormonais e gota (um tipo de inflamação na articulação em decorrência de acúmulo de ácido úrico).
É possível atuar na prevenção, no retardo para o aparecimento dos sintomas e na manutenção da funcionalidade.
Para isso é necessário que os acompanhamentos médicos de rotina estejam em dia, principalmente, os que visam os tratamentos das doenças citadas acima. Importante também fazer o controle de peso, praticar atividade física e fisioterapia quando for preciso.
Vale a reflexão: podemos ter uma doença (exemplo: artrose) e não estarmos doentes (porque é possível manter a a rotina e as atividades dos dia a dia).
Cuide-se bem!
Fontes:
Comentarios