duv-idoso-faixa.jpg
duv-idoso-logo.png

PATROCÍNIO

nestle-health-science_footer.png

Saiba mais sobre a artrose



A artrose, também, conhecida como osteoartrite ou osteoartrose, é muito comum em idosos. Manifesta-se em pessoas com mais de 45 anos de idade, mas essa condição pode atingir todas as faixas etárias. De acordo com dados do Ministério da Saúde, afeta 1 em cada 13 brasileiros.


A artrose é caracterizada por uma doença crônica das articulações (juntas), na qual ocorre uma lenta e progressiva degradação da cartilagem articular. Geralmente, pode ser dividida em dois tipos: Artrose primária e secundária.

A artrose primária é mais comum em idosos, ocorrendo por causa do processo natural de envelhecimento do indivíduo e de suas cartilagens e/ou devido o uso excessivo de uma articulação. Por sua vez, a artrose secundária, pode estar presente em crianças, jovens, adultos e idosos e representa uma consequência de doenças ou condições que a pessoa tenha. Entre elas, estão traumas articulares, obesidade, diabetes, distúrbios hormonais e gota (um tipo de inflamação na articulação em decorrência de acúmulo de ácido úrico).


É possível atuar na prevenção, no retardo para o aparecimento dos sintomas e na manutenção da funcionalidade.

Para isso é necessário que os acompanhamentos médicos de rotina estejam em dia, principalmente, os que visam os tratamentos das doenças citadas acima. Importante também fazer o controle de peso, praticar atividade física e fisioterapia quando for preciso.


Vale a reflexão: podemos ter uma doença (exemplo: artrose) e não estarmos doentes (porque é possível manter a a rotina e as atividades dos dia a dia).


Cuide-se bem!


Fontes:

https://bvsms.saude.gov.br/artrite-reumatoide-e-artrose-oesteoartrite/


https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/sua-saude/Paginas/cuidados-artrose-atividade-fisica-perda-peso.aspx


APOIO

logo-abg-branco.png
logo-sbgg.png
logo-ashoka-branco.png
logo-acirmesp-branco.png