top of page
duv-idoso-faixa.jpg
duv-idoso-logo.png

PATROCÍNIO

nestle-health-science_footer.png

Saúde do homem idoso


Após as campanhas do Outubro Rosa, entramos no mês das campanhas do Novembro Azul, dando destaque ao diagnóstico precoce e tratamento do Câncer de Próstata e a saúde do homem em geral. Hoje vamos falar sobre a saúde do homem idoso de forma integral e os principais aspectos necessários para o bem-estar do homem idoso.


Além do câncer de próstata, é preciso estar atento para outros tumores que aumentam sua incidência com o passar do tempo. Idosos podem se beneficiar do rastreio para câncer colorretal e câncer de pulmão - este último especialmente para os fumantes. Em alguns casos, com diagnósticos precoces de tumores em estágios iniciais, é possível melhorar os desfechos relativos a esses tratamentos.


É preciso conscientizar os homens a realizarem as consultas regulares e de rotina ao médico, ainda há quem deixe para procurar um médico somente em último caso, esse descuido costuma ser cultural e pode sair caro para os homens.


Ao consultar-se com um médico e fazer exames de rotina regularmente, pode-se evitar o aparecimento de doenças a partir da recomendação da adoção de hábitos mais saudáveis de acordo com as necessidades específicas de cada homem. Além disso, esse acompanhamento também permite a identificação de doenças em estágio inicial, o que possibilita um tratamento mais rápido e eficaz.


Na prática, isso quer dizer que homens que realizam check-ups, fazem o tratamento de forma correta quando são diagnosticados com alguma patologia e seguem hábitos mais saudáveis tendem a ter uma vida com mais qualidade e mais longeva.

Seguem algumas dicas práticas de como iniciar os cuidados com a saúde:


PREVENÇÃO: consultar o médico regularmente, fazer exames de rotina, seguir as recomendações e tratamentos determinados e adotar hábitos mais saudáveis


PROCURE UM MÉDICO MESMO NÃO ESTANDO DOENTE: com essa atitude é possível ter diagnósticos precoces e a oportunidade de falar mais sobre a saúde e como melhorá-la


EVITE O CONSUMO EXAGERADO DE SUBSTÂNCIAS PREJUDICIAIS: quando se fala da saúde do homem, nesse aspecto devemos lembrar sobre o consigo do álcool e cigarro pois além de serem viciosas, também alteram o funcionamento do organismo e predispõe a várias patologias


MANTENHA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: uma alimentação saudável contribui para manter o peso adequado e ajudam a previnir doenças como aumento do colesterol, pressão alta, diabetes, entre outro.


PRATIQUE ATIVIDADE FÍSICA: praticar regularmente exercícios físicos é uma poderosa arma para preservar a saúde masculina.


Todas as dicas e sempre que falamos de cuidado de forma geral, entendemos que é um conjunto de fatores com diferentes profissionais e pessoas envolvidas nesse cuidado. A melhoria da saúde e o começo sempre vai depender da atitude de quem mais se beneficia com essa melhora. Portanto incentive os idosos a se cuidarem melhor e lembrem as famílias que cuidam de algum idoso para a importância da saúde masculina também.


FONTE: https://www.drwilsonpicco.com.br/novembro-azul-cancer-de-prostata-e-saude-do-homem-idoso



Comentários


APOIO

logo-abg-branco.png
logo-sbgg.png
logo-ashoka-branco.png
logo-acirmesp-branco.png
bottom of page