top of page
duv-idoso-faixa.jpg
duv-idoso-logo.png

PATROCÍNIO

nestle-health-science_footer.png

Adaptações em casa para idosos



É importante adaptar a casa a partir das necessidades que acontecem com o avançar da idade. Mudanças simples no ambiente podem torná-lo mais seguro evitando que aconteça quedas e grandes acidentes.


Por isso, na busca por mais conforto e segurança no ambiente domiciliar, preste atenção em algumas mudanças:


1. No fogão a posição “desligado” dos botões deve ser marcada com uma fita colorida, isso evita que o gás fique aberto.


2. As melhores opções de cadeiras são aquelas sem braços e rodinhas. Os braços podem atrapalhar a colocação da cadeira junto à mesa e as rodinhas não dão apoio para levantar.


3. As janelas devem abrir para dentro ou ter lâminas de correr. Isso evita que a gente tenha que se debruçar para fechar a janela.


4. O box do chuveiro deve ter um assento fixo ou preso por dobradiça. O chão deve ser revestido de cerâmica áspera ou ser recoberto por tapetes ou fitas antiderrapantes.


5. A privada (vaso sanitário) deve ter altura igual ao nível do joelho do morador. As barras laterais de apoio ajudam a sentar e levantar.


6. As estantes devem ser fixadas nas paredes ou no chão. Cada prateleira deve ser firme, caso você precise segurar nela para se levantar de uma queda, por exemplo.


7. O sofá deve ter espaldar alto e braços laterais. O mesmo vale para as poltronas. O braço de apoio na hora de levantar e sentar.


Você também dicas do Ministério da Saúde, Casa Segura para o idoso: clique aqui


Um arquiteto especializado é o profissional indicado para dar recomendações mais personalizadas nos casos de adaptações específicas. Importante colocar a funcionalidade e a segurança em primeiro lugar.


Cuide-se bem!


Fonte:



APOIO

logo-abg-branco.png
logo-sbgg.png
logo-ashoka-branco.png
logo-acirmesp-branco.png
bottom of page