top of page
duv-idoso-faixa.jpg
duv-idoso-logo.png

PATROCÍNIO

nestle-health-science_footer.png

Atenção para sequelas da Covid-19 no cérebro


A ciência tem observado que as sequelas da COVID-19 têm sido mais acentuadas nos indivíduos com mais de 60 anos e podem causar também um comprometimento neurológico com prejuízo nas funções cognitivas (percepção, atenção, memória e linguagem). Os principais exemplos das sequelas cerebrais da COVID-19 são perda de memória recente, alterações olfativas, e dificuldades de atenção, existindo sequelas mais intensas para as manifestações mais graves da doença. Ainda não se sabe ao certo, mas isso pode ser um fator de risco para o desenvolvimento de demências, como a Doença de Alzheimer.


Especialistas orientam que uma forma de cuidar dos danos neurológicos ocasionados pelo coronavírus está relacionada à otimização da reserva cerebral. E para isso, sabemos que a estimulação cognitiva, também definida como exercícios e atividades para o cérebro, podem preservar ou melhorar o desempenho de domínios como: memória, atenção, raciocínio, funções executivas, entre outros. Os exercícios sugeridos são:


  • leitura

  • jogos de estratégia (xadrez, dama, jogo da velha, palavras cruzadas)

  • treino com o uso do instrumento de cálculo: ábaco

  • jogos de atenção (jogos das diferenças; caça palavras)

  • exercícios de linguagem (ordenação de palavras; elaboração de histórias, análise de músicas buscando identificar palavras repetidas, palavras com a mesma inicial, com o mesmo significado, rimas)

  • realização de jogos eletrônicos

  • aprendizado de uma língua estrangeira


Cuide da saúde do seu cérebro, realize atividades de estimulação cognitiva e fortaleça a sua reserva cognitiva, para se proteger de danos do coronavírus e de outras doenças. É fundamental a orientação médica antes de começar qualquer tipo de exercício e atividades para o cérebro.


Ficou com dúvida sobre o tema? Mande sua pergunta para gente.

APOIO

logo-abg-branco.png
logo-sbgg.png
logo-ashoka-branco.png
logo-acirmesp-branco.png
bottom of page