A Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) estima que a influenza ou gripe mata entre 300 mil e 500 mil pessoas em todo o mundo a cada ano. A gripe é uma doença grave que representa uma infecção aguda do sistema respiratório, ocasionada pelo vírus influenza, com elevado potencial de transmissão. Inicia-se com febre, dor muscular e nas articulações, tosse ou dor na garganta. Em geral, tem evolução por período limitado, entre um e quatro dias, mas pode se apresentar de forma grave.
A gripe propaga-se facilmente e a transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar e por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). A forma grave da doença é responsável por elevadas taxas de hospitalização, principalmente nas pessoas que são mais vulneráveis ao vírus, este grupo inclui idosos, crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão.
As vacinas contra a gripe oferecem imunidade às três cepas mais prevalentes, que circulam em qualquer época do ano. É a melhor maneira de reduzir as chances de uma gripe mais grave e de disseminá-la para outras pessoas. É uma vacina segura, com vírus morto (portanto, não causa a doença), usada há mais de 60 anos e está disponível de forma gratuita nos postos de saúde.
Apesar do foco na pandemia por COVID-19, não deixe de se vacinar contra a gripe. Esta vacina não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico, já que os sintomas são parecidos, ajudando a reduzir a procura por atendimentos médicos.
A gripe é uma doença que pode ser evitada com a vacinação. Todos devem se vacinar contra a gripe para proteger a si e aos outros.
Faça a sua parte e cuide-se bem!
Fontes:
Σχόλια