duv-idoso-faixa.jpg
duv-idoso-logo.png

PATROCÍNIO

nestle-health-science_footer.png

Quais são as vacinas que o idoso deve tomar?



Em 1973, o Ministério da Saúde criou o Programa Nacional de Imunizações (PNI) para diminuir ou até mesmo erradicar doenças por meio da vacinação da população. O PNI é responsável pela administração do Calendário Nacional de Vacinação e por disponibilizar, gratuitamente, todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de forma segura e eficaz.


A caderneta de vacinação deve ser frequentemente atualizada. Para se vacinar, basta ir a um posto (Unidade Básica de Saúde - UBS). O ideal é que toda dose seja administrada na idade recomendada mas, se perdeu o prazo, vá à unidade de saúde e complete sua vacinação.


Além da campanha da gripe, existem outras vacinas disponibilizadas, de forma gratuita, pelo Programa Nacional de Imunização/SUS para quem tem 60 anos ou mais. Existem também algumas vacinas complementares que podem ser encontradas em clínicas e farmácias da rede privada.


Veja abaixo a tabela da SBIm -Recomendações da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) – 2021/2022 ou clique aqui e baixe em PDF



Sobre as vacinas para a Covid-19, compartilhamos o link de acesso, pois podem existir atualizações a depender da evolução dos estudos e das diretrizes científicas: https://sbim.org.br/covid-19


Lembre-se:

estar em dia com as vacinas é uma atitude individual, mas o bem é coletivo!


Fontes:

https://www.bio.fiocruz.br/index.php/br/sua-saude/calendario-de-vacinacao-br


https://sbim.org.br/images/calendarios/calend-sbim-idoso.pdf


APOIO

logo-abg-branco.png
logo-sbgg.png
logo-ashoka-branco.png
logo-acirmesp-branco.png