Em 1973, o Ministério da Saúde criou o Programa Nacional de Imunizações (PNI) para diminuir ou até mesmo erradicar doenças por meio da vacinação da população. O PNI é responsável pela administração do Calendário Nacional de Vacinação e por disponibilizar, gratuitamente, todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de forma segura e eficaz.
A caderneta de vacinação deve ser frequentemente atualizada. Para se vacinar, basta ir a um posto (Unidade Básica de Saúde - UBS). O ideal é que toda dose seja administrada na idade recomendada mas, se perdeu o prazo, vá à unidade de saúde e complete sua vacinação.
Além da campanha da gripe, existem outras vacinas disponibilizadas, de forma gratuita, pelo Programa Nacional de Imunização/SUS para quem tem 60 anos ou mais. Existem também algumas vacinas complementares que podem ser encontradas em clínicas e farmácias da rede privada.
Veja abaixo a tabela da SBIm -Recomendações da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) – 2021/2022 ou clique aqui e baixe em PDF
Sobre as vacinas para a Covid-19, compartilhamos o link de acesso, pois podem existir atualizações a depender da evolução dos estudos e das diretrizes científicas: https://sbim.org.br/covid-19
Lembre-se:
estar em dia com as vacinas é uma atitude individual, mas o bem é coletivo!
Fontes:
Comments