duv-idoso-faixa.jpg
duv-idoso-logo.png

PATROCÍNIO

nestle-health-science_footer.png

Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa



O Junho Violeta é um mês dedicado à mobilização da sociedade para a proteção das pessoas com 60 anos de idade ou mais. No dia 15 de junho é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, conforme declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa no ano 2006.


O objetivo dessas movimentações é alertar a sociedade como um todo no processo de sensibilização para coibir, diminuir e amenizar o sofrimento da pessoa idosa contra a violência que essa população vem sofrendo, principalmente neste período de pandemia. Dados do Disque 100 revelam que, só no primeiro semestre de 2021, mais de 33,6 mil casos de violações de direitos humanos foram registrados contra o idoso no país.


Envelhecer com dignidade é um direito de todo ser humano, mas os desafios são muitos e vão além das limitações físicas, de mobilidade, autonomia e saúde. Devido ao idadismo, preconceito por idade, muitos idosos acabam sendo invisíveis à sociedade e passam a sofrer vários tipos de violência que provocam sofrimento, desesperança, depressão, medo e prejuízo na qualidade da saúde em geral.


Os principais tipos de violência contra a pessoa idosa são: violência física, psicológica, financeira, abandono e negligência. Se você é idoso(a) e sofre algum tipo de violência ou conhece algum caso, procure a Delegacia de Polícia mais próxima ou denuncie através do DISQUE 100, as denúncias são feitas de forma anônima.


Nós, enquanto sociedade, precisamos garantir que o envelhecimento da população ocorra de forma digna e saudável.

Fontes:

https://www.youtube.com/watch?v=r4nC7g4272A

https://www.gov.br/pt-br/noticias/assistencia-social/2021/06/governo-lanca-campanha-de-enfrentamento-a-violencia-contra-o-idoso



APOIO

logo-abg-branco.png
logo-sbgg.png
logo-ashoka-branco.png
logo-acirmesp-branco.png