duv-idoso-faixa.jpg
duv-idoso-logo.png

PATROCÍNIO

nestle-health-science_footer.png

Você sabe a diferença entre diabetes tipo 1 e 2?


O diabetes é uma doença crônica que afeta a maneira como o corpo utiliza a glicose adquirida por meio dos alimentos. Isso ocorre devido à falta de insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas, responsável por levar a glicose até as células.

Devido à falta ou escassez de insulina, a glicose que não é capaz de entrar na célula sem esse hormônio, acaba ficando na corrente sanguínea, levando a um quadro de hiperglicemia, ou excesso de açúcar no sangue.

Existem dois tipos mais comuns de diabetes: o tipo 1 e o tipo 2.

A incidência de diabetes tipo 1 é muito menor do que a de diabetes tipo 2, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), os casos de diabetes tipo 1 representam entre 5% e 10% do total dos casos.


O diabetes tipo 1 é caracterizado como uma doença autoimune, onde anticorpos da própria pessoa agridem as células produtoras de insulina, fazendo com o que pâncreas pare de produzir insulina definitivamente. Normalmente o diabetes tipo 1 se apresenta na infância ou adolescência, e por isso é também chamado de Diabetes Juvenil.

No diabetes tipo 2 a doença representa aproximadamente 90% dos casos e é uma doença que vem aumentando muito nos últimos anos, devido às alterações no estilo de vida, em especial ligadas ao sedentarismo e à obesidade. Pode ser ter uma apresentação silenciosa, ou seja, assintomática, por isso muita gente não sabe que tem diabetes tipo 2. É comum na fase da velhice e acomete muitas pessoas idosas.

A prática hábitos saudáveis ajuda na prevenção e no tratamento. Cuide-se bem!

Não deixe de mandar para a gente sua dúvida em relação à diabetes.

Fonte:

https://diabetes.org.br/

APOIO

logo-abg-branco.png
logo-sbgg.png
logo-ashoka-branco.png
logo-acirmesp-branco.png